Governo intervém junto à CEA para garantir iluminação na Praça Nossa Senhora da Conceição
A praça ficou sem iluminação durante o andamento da Copa do Mundo Marcílio Dias, o que prejudicou parcialmente o campeonato
Corte no fornecimento de energia no campo de futebol foi feito sem comunicação prévia ao Governo do Estado
No último domingo, 2, técnicos da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), após identificar na Praça Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro do Trem, intenso desperdício de energia elétrica, com luminárias e refletores da praça acesos durante o dia, desligou os alimentadores deixando os local às escuras por três dias.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Administração (Sead), após ser acionada pelos moradores interveio no caso. Uma vez que a praça é de responsabilidade da prefeitura, porém, o campo de futebol que funciona no logradouro é uma unidade consumidora do Estado.
A secretaria adjunta de logística da Sead, Neirian Santos, explicou que, por se tratar de uma unidade consumidora, a secretaria deveria ter sido notificada pela CEA com aviso prévio de pelo menos quinze dias antes do corte, para que a comunidade não fosse pega de surpresa e a secretaria tomasse as providencias cabíveis.
“O Governo do Estado tem com a CEA um contrato corporativo de energia utilizado pelos espaços públicos, com todas as reduções que já fizemos, pagamos atualmente à companhia em torno de 400 mil reais mensal, só na unidade consumidora do bairro do Trem, pagamos 500 reais por mês”, disse.
Segundo a CEA, o corte foi necessário por conta do desperdício. A praça ficou sem iluminação durante o andamento da Copa do Mundo Marcílio Dias, o que prejudicou parcialmente o campeonato, além de contribuir para a falta de segurança na área.
Na última quarta-feira, 5, o governo conseguiu entrar em acordo com a companhia para a religação de energia para o local. “A ação rápida do governo, em uma conversa muito produtiva com o diretor Rodolfo Torres, foi para que a comunidade não fosse mais prejudicada, bem como as ações sociais que promovemos para os moradores”, ponderou a secretária Neirian.
Segundo ela, também foi solicitado à CEA disjuntores para o espaço que compreende o campo de futebol, para que a energia não seja desperdiçada, passando a ser utilizada apenas durante as atividades no campo.
“A partir disso, vamos realizar um trabalho de conscientização com os moradores quanto ao uso racional de energia, adotando procedimentos corretos de utilização, para não enfrentar mais esse tipo de racionamento. Lembrando que nossa responsabilidade é com o campo de futebol, esperamos que a prefeitura tenha a mesma sensibilidade, buscando junto à CEA garantir a iluminação da praça como um todo, que é de responsabilidade municipal, para que os moradores não sejam mais prejudicados”, finalizou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!