Governo do Amapá promove acolhimento de profissionais do Programa Mais Médicos
Mais de 80 profissionais irão compor equipes de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste ciclo do programa, foram contemplados os municípios Macapá, Santana e Mazagão
O Governo do Amapá realizou, nesta quarta-feira, 10, o acolhimento estratégico de 85 profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Em 2024, a iniciativa é retomada no Brasil e, de acordo com o Plano de Governo da gestão, reforça a importância da saúde como prioridade fundamental.
Neste ciclo do programa, foram contemplados os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, com 59, 18 e 7 profissionais, respectivamente. Os médicos vão compor as equipes da Estratégia Saúde da Família, com o compromisso de oferecer atenção primária à saúde qualificada e resolutiva.
O diretor do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, ressalta que, para o Amapá, foram disponibilizadas 235 vagas para os profissionais médicos, que serão preenchidas de acordo com os novos editais.
“O acolhimento é importante para aproximar os profissionais dos gestores municipais, explicar a dinâmica do programa, ouvir as dúvidas, sugestões de melhorias, e assim junto ao Ministério da Saúde, se adaptar à realidade de cada região para que o melhor atendimento seja efetuado”, reforça Carvalho.
A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, explica a importância do apoio integral aos municípios e profissionais, garantindo uma assistência eficiente e ações fundamentais às comunidades mais distantes.“É fundamental a presença destes profissionais para o funcionamento integral das Unidades Básicas de Saúde e das equipes de Saúde da Família. Enquanto gestão, não medimos esforços para que todos consigam desenvolver suas funções de maneira satisfatória, e agradecemos os profissionais e seu compromisso com a população amapaense”, destaca Silvana.
Os profissionais permanecerão por quatro anos no programa, podendo ter o contrato renovado por mais quatro anos. Durante este período, os médicos recebem ofertas educacionais para que possam realizar especificações e qualificações.
A médica generalista Waila Brito, é amapaense com formação no Paraguai, e agora retorna para o estado, após passar no programa Mais Médicos, para atuar no município de Santana, e ela conta a felicidade em poder retornar e ajudar seu povo.
“O programa realmente é muito bom, e agora, com a nova reformulação, ficou ainda mais humano. Estou gostando muito, a comunidade onde estou é muito receptiva, ganho muitas felicitações, plantinhas, abraços e carinho. É um local em que eu acordo com vontade de trabalhar, estou amando a nova experiência”, relata Waila, emocionada.Mais Médicos
O Programa Mais Médicos (PMM) compõe um conjunto de ações e iniciativas do Governo Federal para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do país. Ela é a porta de entrada preferencial do SUS, que está presente em todos os municípios e atua em todas as comunidades.
A ação também prevê a oferta de novas vagas de graduação e residência médica, buscando resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão. Além disso, ele cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado e humanizado no futuro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp