'Posso caminhar por uma rua sem lama e buracos', comemora agricultora sobre as obras de recapeamento asfáltico do Governo do Amapá, em Ferreira Gome
Maria do Socorro, de 62 anos, é uma das moradoras da região que viu a melhora na mobilidade urbana no município, após recapeamento em 2 quilômetros de vias.
O trabalho integra o programa estadual 'Pelo Amapá', que atende os 16 municípios
O Governo do Amapá realizou o recapeamento asfáltico em aproximadamente dois quilômetros de extensão das principais vias urbanas do município de Ferreira Gomes. A iniciativa faz parte da política pública "Pelo Amapá", que, por meio de parceria com as prefeituras, gera mais qualidade e segurança na mobilidade urbana da população.
A agricultora, Maria do Socorro, 62 anos, conta que o asfalto chegou em boa hora. Ela relatou que, antes do recapeamento, as vias estavam intrafegáveis, com buracos e lama.
“No verão era a poeira e no inverno só lamaçal. Era horrível ter que passar por aqui para fazer a entrega de meus produtos. Agora ando com muita tranquilidade, posso caminhar por uma rua sem lama e buracos”, relatou a moradora de Ferreira Gomes.
As ações são executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e começaram em janeiro. O recapeamento foi realizado nas ruas Duque de Caxias, Presidente Costa e Silva, Tiradentes e Castelo Branco, localizadas na entrada do município e orla.
De acordo com o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás, o programa Pelo Amapá tem beneficiado vários municípios desde seu lançamento no ano passado. E as obras de mobilidade urbana seguem nas cidades atendidas.
“São parcerias que geram cada vez mais mobilidade para o interior do estado, em uma política pública essencial, pois, além de melhorar o acesso e a trafegabilidade de veículos, aquece a economia local, ao facilitar o escoamento agrícola e incentivar o turismo”, ressalta o gestor.Pelo Amapá
A iniciativa faz parte das ações do programa, que contribuem para o desenvolvimento do interior do estado através de obras de infraestrutura e mobilidade em parceria com as prefeituras.
O programa conta com o apoio da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), entidade voltada para encontrar alternativas que promovam mais qualidade de vida aos amapaenses, por meio do desenvolvimento socioeconômico. Os primeiros municípios contemplados com as obras de mobilidade urbana foram Santana, Itaubal, Pracuúba, Ferreira Gomes, Calçoene, Macapá e Oiapoque.
Pavimentação asfáltica
Desde de Janeiro de 2023 o Governo do Amapá já investiu cerca de R$54 milhões em obras de pavimentação asfáltica, com o intuito de gerar mais segurança e mobilidade para a população.
Os investimentos são frutos de aporte do governo federal, através de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre, além de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e tesouro estadual. Ao todo, já foram pavimentados 52,57 km de extensão de obras como:
- Pavimentação asfáltica do Ramal Farinha Seca, em Macapá;
- Rodovia do Centenário (antiga Norte-Sul), em Macapá;
- Ramal Porto do Céu, em Macapá;
- Pavimentação asfáltica da Avenida Gaudêncio da Silva, no bairro Goiabal, em Macapá;
- Obras da AP-110 (trecho que inicia em São Joaquim do Pacuí, em Macapá, até Cutias do Araguari);
- Obras da AP-070 (trecho que inicia em Santo Antônio da Pedreira até Santa Luzia do Pacuí, em Macapá);
- Pavimentação asfáltica município de Itaubal;
- Obras de mobilidade urbana do município de Santana;
- Distrito do Lourenço, em Calçoene.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!