'Encontramos pessoas que acreditaram e se doaram junto com ele', diz mãe de aluno autista formado pelo Centro de Música Walkíria Lima
João Pedro Quintas venceu os desafios para se graduar em piano, no curso de qualificação oferecido pelo Governo do Amapá.
João Pedro ainda foi destaque e realizou uma apresentação especial na cerimônia de formatura.
“É uma realização, aqui encontramos pessoas que acreditaram e se doaram junto com ele”, celebrou a oficial de Justiça Artilamar Quintas, mãe do jovem autista, João Pedro Quintas, de 20 anos, formado em piano nesta quinta-feira, 11, pelo Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, em Macapá. A garantia de capacitação para o desenvolvimento da educação em vários setores faz parte do Plano de Governo do Estado.
A mãe conta que, por duas vezes tentou matricular o filho na escola, mas não sentiu que o espaço estava preparado para receber alguém com o grau do João. Ele possui uma inteligência musical singular, porém pouco verbaliza.
“Na terceira vez sentimos a escola mais acolhedora para ajudar o João, que é quase não verbal. Então conversamos muito com todos e ele fez o teste e passou. Começou a frequentar e foi um desafio para nós e eles”, frisou a mãe.Segundo a professora, Maria de Fátima Silva, lecionar piano para o aluno autista foi um desafio pessoal e profissional. Havia dias que ele não queria sentar para tocar, em outros não queria observar os movimentos.
“Eu fui percebendo e desenvolvendo técnicas para o acolher e também respeitar a individualidade. Quando ele queria ficar mais distante eu passava orientações orais e tocava falando dos movimentos e percebi que quando ele começou a tocar, sabia perfeitamente tudo”, comentou a professora.
João Pedro Quintas venceu todos os obstáculos das aulas teóricas e práticas, aprendeu as partituras e toca muito bem, como qualquer outro aluno formado pelo centro, o que garantiu uma apresentação especial na cerimônia de formatura.
“A gente pode dizer que a escola Walkiria Lima se tornou inclusiva. Que os alunos estão sendo vistos com outro olhar e a gestão entende e acolhe. Estamos muito felizes por ele ter chegado aqui e pelo apoio de todos, desde a portaria até os professores”, agradeceu Artilamar.Para a professora Maria de Fátima, que já leciona piano há mais de 30 anos, João será sempre um aluno exemplar inesquecível. “Esse momento é de missão cumprida. Tenho o sentimento que estou formando sonhos e realizando meu sonho de formar mais alunos, e é uma sensação maravilhosa ver após tantos aprendizados o João, que é autista, chegar aqui junto com outros alunos”, destacou emocionada a professora.
Na cerimônia de formatura, o Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima também formou outros 13 alunos dos cursos de qualificação profissional em piano, violão, saxofone, violino e flauta doce das turmas de 2023.
Os cursos são ofertados pelo Governo do Estado gratuitamente como alternativa de qualificação profissional para posterior graduação ou mesmo atuação no mercado musical amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!