Governo do Amapá leva orientações de segurança para cerca de 300 alunos da Escola Estadual José Firmo do Nascimento, em Macapá
Em mais uma ação, projeto ‘Polícia Civil na Escolas’ alertou sobre o uso excessivo de jogos e redes sociais pelos jovens.
Alunos e professores aprenderam técnicas para identificar, prevenir e denunciar delitos na escola
Para garantir a segurança no ambiente escolar, o Governo do Amapá continua com as ações do projeto ‘Polícia Civil na Escolas’, que nesta sexta-feira, 12, levou palestras e orientações de prevenção de crimes para cerca de 300 alunos da Escola Estadual Prof. José Firmo do Nascimento, em Macapá. A atividade segue o Plano de Governo de promover o desenvolvimento da educação e garantir a segurança social.
O projeto é instruído pela Delegacia Especializada em Investigações de Atos Infracionais da Polícia Civil, que atende instituições de ensino públicas e privadas do estado. Os participantes são aconselhados sobre a importância de combater diversos crimes, em especial o virtual, com técnicas para identificar, prevenir e denunciar delitos nas escolas.
A delegada e coordenadora do projeto, Daniella Graça, reforça que a proposta dos encontros é alertar os adolescentes sobre as responsabilidades, limites e cuidados que devem ter no cotidiano escolar. Ela destaca que jogos na internet e redes sociais usados pelos estudantes podem ser utilizados por criminosos para a prática de crimes contra crianças e adolescentes.“Os adolescentes precisam ser esclarecidos no que tange aos limites daquilo que é brincadeira e daquilo que passa a ser um ato infracional. Muitos deles acham que não há responsabilidade para eles, mas se enganam, porque temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nosso objetivo é que a escola possa ser um local que venha fazer com que o aluno adquira conhecimento e não para brigar ou se sentir inseguro”, afirma a delegada.
Além das responsabilidades, ações e medidas socioeducativas previstas para alunos ou agentes externos que pratiquem atos infracionais e criminosos nas escolas, as orientações também abordaram a observação do comportamento dos alunos. Foram trabalhadas temáticas como respeito, educação, violência física, sexual e doméstica, crimes contra a honra e o patrimônio, bullying, cyberbullying, entre outras formas de intimidações.
A diretora da Escola Estadual Prof. José Firmo do Nascimento, Thassylany Amanajás, explica que a unidade de ensino atende cerca de 300 alunos na modalidade de Ensino Integral e, por isso, muitos alunos entre 12 e 18 anos precisam entender como agir e se proteger em situações de comportamentos inadequados para o ambiente escolar.
“É um dever e uma missão da escola fazer com que esse tema chegue ao nosso estudante da maneira mais correta possível, para que ele seja orientado como proceder nesses casos. Essa parceria e a presença da Segurança Pública do Estado nas escolas é muito importante para que eles aprendam da maneira mais correta possível sobre como se proteger”, pondera a diretora.
Agendamentos
Os pedidos das palestras do projeto Polícia Civil nas Escolas, podem ser feitos presencialmente na Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais, localizada na Avenida FAB, 1851, Santa Rita ou pelo e-mail: deiai@policiciacivil.ap.gov.br. O solicitante deve colocar um número de telefone para a equipe entrar em contato.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!