Com baixa adesão entre as mulheres, Governo do Amapá reforça importância para o uso do preservativo feminino
A partir de maio, a Superintendência de Vigilância em Saúde vai instalar dispensadores em locais públicos e realizar oficinas para o uso correto do insumo.
Feito de latéx, o preservativo possui anéis em suas extremidades, gerando uma cobertura maior da parte genital
Com vantagens pouco conhecidas pelas mulheres, o Governo do Estado reforça a importância de usar o preservativo feminino, ferramenta essencial para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A camisinha interna possui anéis em suas extremidades, gerando uma cobertura maior da parte genital e reduzindo a chance de contrair verrugas ou herpes durante as relações sexuais.
A partir de maio, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) irá instalar dispensadores em repartições públicas e outros locais de grande circulação para facilitar o acesso à camisinha para mulheres. No período, também haverá oficinas e capacitações nos municípios do estado para o uso correto do preservativo.
“A proposta é promover a segurança da saúde da mulher e o conhecimento sobre a camisinha feminina para que elas façam o uso e formem sua própria opinião, desmistificando qualquer mito popular que possam ter ouvido”, disse o enfermeiro responsável pela logística de insumos de prevenção da SVS, Vencelau Pantoja.No ano de 2023, a SVS em parceria com secretarias municipais e demais parceiros, distribuiu cerca de 60 mil preservativos femininos. Para o superintendente da SVS, Cássio Peterka, é muito importante divulgar, ofertar e falar sobre as vantagens do contraceptivo, que previne a mulher de várias doenças.
“O preservativo feminino precisa estar no dia a dia das mulheres e dos homens. Não pode ser visto com desconfiança e a informação é a chave para estimular o uso. Pois ainda há muitos tabus em torno do preservativo feminino, muitos deles relacionados a autonomia das mulheres”, ressaltou Cássio.
O preservativo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado. O uso do preservativo feminino não deve ser feito em conjunto com o preservativo masculino, pois o contato de ambos pode gerar atrito e danificá-los.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!