Saúde do homem e pré-natal do parceiro são temas de seminário promovido pelo Governo do Amapá
Encontro reuniu profissionais da atenção básica de vários municípios do estado.
Ação segue nesta quinta-feira, 18, com a participação de profissionais da saúde
Nesta quarta-feira, 17, a saúde masculina e a participação no acompanhamento de pré-natal das parceiras foram temas do III Seminário de Saúde do Homem, que debateu a importância dos cuidados de forma ampla e sem preconceitos. O evento, realizado pelo Governo do Amapá, reuniu profissionais da atenção básica de quatro municípios do estado.
O pré-natal do parceiro é uma estratégia da Atenção Básica para acolher e incluir a população masculina em múltiplas esferas da saúde, com ênfase no envolvimento consciente dos homens como figura paterna.
De acordo com Roosevelt Pureza, que é referência técnica em saúde do Homem da Secretaria de Saúde (Sesa), o evento busca instrumentalizar os servidores da atenção básica que atuam diretamente com esse público.
“Este momento capacita o profissional da saúde que atua nos atendimentos com relação à saúde, pré-natal do parceiro e seu prontuário eletrônico, oferecendo meios para instrumentalização dos trabalhadores e disseminação de melhorias nos cuidados com os homens e as famílias”, explica Roosevelt.Na oportunidade, os homens são aconselhados sobre a importância de serem acompanhantes no parto. Também faz parte do pré-natal do pai/parceiro o estímulo à criação de vínculo com a criança, a responsabilização pelo cuidado, a divisão de tarefas com a companheira e cuidados com a saúde de modo geral.
O secretário adjunto de Assistência Hospitalar, Carlos Sena, aborda a dificuldade de quebrar o preconceito e a resistência de homens na hora de procurar assistência. Segundo ele, o público masculino é o que mais sofre acidentes, assim como são maioria na busca por atendimento de emergência, mas segue sendo a minoria nos cuidados preventivos à saúde.
“Hoje, 80% dos acidentes de trânsito são com homens envolvidos, além do grande número de acidentes com álcool e drogas, que também são do sexo masculino. Esta é uma temática de muita importância, e que bom que está sendo realizada independente de data comemorativa, incentivando a criação de uma cultura preventiva na população e nos profissionais”, ressalta Sena.Pré-natal do parceiro
Durante a abertura do evento, o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, apresentou a experiência do município, que sancionou a Lei 490, de 16 de abril de 2024, que possibilita a liberação do homem de atividades laborais para o acompanhamento da parceira nas consultas de pré-natal.
“Fizemos uma lei, que garante aos servidores públicos municipais o acompanhamento das parceiras em duas consultas por mês, sem desconto nos vencimentos. Essa iniciativa garante não apenas o acompanhamento do pré-natal, mas também faz o público masculino aproveitar a oportunidade para realizar serviços preventivos. Parabenizo ao Governo do Estado pela iniciativa de abordar esse tema tão importante, abrangendo o debate e a necessidade de que todos os municípios pensem em estratégias de garantir o acesso aos serviços para esse público”, finaliza Mineiro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!