Amapá debate estratégias eficazes de salvamentos e resgates urbanos em reunião global da ONU, em Minas Gerais
Evento representa um marco na cooperação internacional ao reunir líderes de defesa civil e militares de todos os continentes do mundo.
Temas bordaram estudos médicos e capacitação de equipes
Militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil do Amapá participaram da reunião técnica global da Organização das Nações Unidas (ONU) com líderes de equipes de salvamento e resgate urbano de todos os continentes, além de representantes de grupos de proteção e defesa civil de todas as corporações do país. O evento aconteceu entre os dias 12 e 17 de abril, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Durante o encontro, foram debatidas estratégias para o fortalecimento das atividades nacionais de defesa, o gerenciamento de informações em cursos de operações e a possibilidade da criação de uma equipe humanitária permanente multidisciplinar para atender apelos de busca e resgate em estruturas colapsadas, inundações e combate a incêndios florestais.
Na ocasião, foram apresentados os resultados de experiencias de trabalhos do Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate e pelo Escritório de Coordenação de Ações Humanitárias, ambos ligados à ONU, com temas que abordaram estudos médicos e capacitação de equipes. Segundo o major do Corpo de Bombeiros do Amapá, Wagner Reis, a participação dos militares amapaenses no evento integra o Plano de Governo da atual gestão para qualificação dos agentes da segurança pública do estado.
“Foi um momento de muito conhecimento, onde pudemos observar os ajustes que irão ocorrer nas diretrizes e protocolos, onde foram apresentadas novas metodologias e protocolos internacionais de ação a incidentes com estruturas colapsadas e o estudo para atendimento a desastres envolvendo inundações. No Amapá, já temos militares que já participaram de ações internacionais pela força nacional. Vamos compartilhar com o comando geral essas informações e elaborar estratégias para atender futuras demandas”, destacou o major.
A reunião técnica contou com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria Nacional de Defesa e Proteção Civil (SEDEC), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo do Estado de Minas Gerais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!