Amapá debate estratégias eficazes de salvamentos e resgates urbanos em reunião global da ONU, em Minas Gerais
Evento representa um marco na cooperação internacional ao reunir líderes de defesa civil e militares de todos os continentes do mundo.
Temas bordaram estudos médicos e capacitação de equipes
Militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil do Amapá participaram da reunião técnica global da Organização das Nações Unidas (ONU) com líderes de equipes de salvamento e resgate urbano de todos os continentes, além de representantes de grupos de proteção e defesa civil de todas as corporações do país. O evento aconteceu entre os dias 12 e 17 de abril, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Durante o encontro, foram debatidas estratégias para o fortalecimento das atividades nacionais de defesa, o gerenciamento de informações em cursos de operações e a possibilidade da criação de uma equipe humanitária permanente multidisciplinar para atender apelos de busca e resgate em estruturas colapsadas, inundações e combate a incêndios florestais.
Na ocasião, foram apresentados os resultados de experiencias de trabalhos do Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate e pelo Escritório de Coordenação de Ações Humanitárias, ambos ligados à ONU, com temas que abordaram estudos médicos e capacitação de equipes.
Segundo o major do Corpo de Bombeiros do Amapá, Wagner Reis, a participação dos militares amapaenses no evento integra o Plano de Governo da atual gestão para qualificação dos agentes da segurança pública do estado.“Foi um momento de muito conhecimento, onde pudemos observar os ajustes que irão ocorrer nas diretrizes e protocolos, onde foram apresentadas novas metodologias e protocolos internacionais de ação a incidentes com estruturas colapsadas e o estudo para atendimento a desastres envolvendo inundações. No Amapá, já temos militares que já participaram de ações internacionais pela força nacional. Vamos compartilhar com o comando geral essas informações e elaborar estratégias para atender futuras demandas”, destacou o major.
A reunião técnica contou com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria Nacional de Defesa e Proteção Civil (SEDEC), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo do Estado de Minas Gerais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!