Abril Verde: servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde recebem atendimentos de bem-estar no ambiente de trabalho
Programação do Governo do Amapá levou tratamentos fisioterapêuticos para prevenir doenças ocupacionais geradas por esforço repetivivo.
Massagem foi um dos atendimentos ofertados na ação
Servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) tiveram um dia de trabalho mais leve nesta sexta-feira, 19, com atendimentos de beleza e massagens relaxantes. A atividade fez parte do Abril Verde, mês que o Governo do Amapá dedicou para conscientizar empresas e órgãos públicos sobre a importância de um ambiente de trabalho que ofereça condições seguras para os funcionários exercerem suas atividades.
A iniciativa busca reduzir os riscos de doenças ocupacionais geradas por esforços repetitivos no trabalho. Na ação, foram ofertados tratamentos fisioterapêuticos como massagens e ventosas, que melhoram a circulação sanguínea, aliviam a dor muscular, controlam o estresse e reduzem a ansiedade, relaxando o corpo e oxigenando a mente.
“Ações como essa reafirmam a importância dos cuidados para a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Buscamos combater lesões comuns como esforço repetitivo, por exemplo”, explicou o superintendente da SVS, Cássio Peterka. Durante uma sessão de ventosa nas costas, o servidor Jacimone dos Santos, de 47 anos, comentou que a terapia ajuda a reduzir os impactos da sobrecarga física e emocional pelo tempo que ele fica sentado na mesma postura.
“Me sinto bem, renovado. A massagem me ajudou a relaxar, eu estava precisando disso”, ressaltou o servidor satisfeito com o atendimento.
Já a servidora Socorro Silva, de 56 anos, preferiu receber massagem nos pés para melhorar a circulação sanguínea, amenizar o estresse e aliviar as dores que sente diariamente por ficar muito tempo sentada.
“Estar no ambiente de trabalho e poder ter um momento de relaxamento faz com que nós voltemos com mais força para nossas funções, essa ação é muito importante para nós servidores”, falou Socorro.
Quem também desfrutou do momento de massagens foi a servidora Cecília Nascimento Barros, de 43 anos. Ela, que não conteve a empolgação, disse que se sentiu mais leve.“Essas massagens são uma forma de dar mais condições de trabalho ao servidor, além de uma qualidade de vida mais amena. É uma melhoria para a condição física, e nos ajuda até a desempenhar melhor as atribuições”, relatou.
Abril Verde
A programação integra a Campanha Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador. No Amapá, a estratégia é coordenada pela SVS. As atividades abordam temas sobre riscos de acidentes e prevenção, com várias ações até o dia 28 de abril, data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança no Trabalho.
Confira a programação do Abril Verde no Amapá:
- Dia 23 de abril (terça-feira)
Atividade: Blitz Educativa em canteiros de obras da construção civil em Santana.
Inspeção nos canteiros de obras com orientações a respeito dos riscos de acidentes e a importância do uso dos EPIs.
Horário: manhã e tarde
- Dia 25 de abril (quinta-feira)
Atividade: Blitz Educativa no trânsito de Santana
Ação educativa no trânsito para mototaxistas, trabalhadores informais de entrega por aplicativo sobre a importância da segurança no trânsito.
Horário: manhã e tarde
- Dia 26 de abril (sexta-feira)
Ação de saúde em Macapá com oferta de vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, consulta de enfermagem.
Horário: manhã e tarde
- Dia 28 de abril (domingo)
Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho
Ato público de assinatura da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e corrida em memória das vítimas de acidente de trabalho no Amapá.
Horário: 6h30
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!