‘Este é um governo que veio para fazer a diferença’, diz indígena em reunião ampliada dos povos originários, no Amapá
A vereadora Lília Karipuna, da aldeia do Manga, em Oiapoque, diz que vê um diálogo aberto com a gestão estadual no atendimento das demandas apresentadas.
Indígena Lília Karipuna avalia como positivo diálogo entre Governo do Amapá e povos originários
Nesta sexta-feira, 19, o Governo do Amapá realizou uma reunião ampliada dos povos originários como parte da programação "Abril da Resistência Indígena". O evento teve como objetivo debater sobre ações e políticas públicas que proporcionem melhor qualidade de vida para toda comunidade indígena do estado e Norte do Pará.
Para a vereadora de Oiapoque, Lília Karipuna, de 33 anos, da aldeia do Manga, o trabalho realizado pelo Governo do Amapá para ouvir e atender as demandas dos povos indígenas tem sido proveitoso e importante para melhorar as condições, em diversos aspectos, dentro das aldeias.
"Este é um Governo que veio para fazer a diferença. Desde o início, o governador Clécio tem se colocado à nossa disposição para atender nossas demandas. Então, para a gente, está sendo uma gestão diferenciada", destacou a indígena.
O encontro histórico entre o governador do Estado, Clécio Luís, com caciques do Amapá e Norte do Pará reuniu representantes de mais de 11 mil indígenas da região no Palácio do Setentrião. Além da atenção prestada às comunidades, Lília conta que também é notório o cuidado que o Poder Executivo tem tido para receber e dar andamento às solicitações feitas por ela na posição de vereadora. "Eu, enquanto parlamentar, tenho feito requerimentos de indicações para as comunidades indígenas, em diversas esferas como educação, infraestrutura, saúde e outras, e esses pedidos têm sido atendidos. Então, a gente pode perceber, enquanto povos indígenas, que há um retorno do Governo do Amapá, que é algo muito importante", pontuou Lília.
Abril da Resistência Indígena
Campanha organizada pelo Governo do Estado, o “Abril da Resistência Indígena” amplia o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários.
No encontro desta sexta-feira, houve ainda a apresentação da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha. O material, inédito no Brasil e traduzido em 4 línguas indígenas, viabiliza o acesso a informações, legislações e orientações no contexto de violência doméstica contra mulheres indígenas.
O Governo também fez mais um repasse de sementes de manivas, com 100 mil unidades, viabilizadas com articulação do senador Randolfe Rodrigues e apoio da Embrapa aos povos tradicionais presentes. Com esta entrega, já foram 720 mil hastes entregues às populações.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!