Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘É a primeira vez que tantas lideranças indígenas são ouvidas’, diz cacica em encontro inédito com governador do Amapá 

Marlene Yaparrá faz parte dos cerca de 90 caciques que tiveram as reivindicações escutadas pelo governador Clécio Luís em encontro histórico no Palácio do Setentrião.

Por Amelline de Queiroz
20/04/2024 08h34

Marlene reside na aldeia Lençol, em Oiapoque, distante cerca de 600 quilômetros de Macapá

Esperança e respeito foram alguns dos sentimentos resgatados pela cacica Marlene Yaparrá, da etnia Palikur, no encontro histórico entre o governador Clécio Luís e lideranças indígenas no salão nobre do Palácio do Setentrião, em Macapá. O momento integra o “Abril da Resistência” e foi destinado para ouvir e debater políticas públicas que proporcionem melhor qualidade de vida para os povos originários do estado.  

“Vir da nossa aldeia até a capital não é fácil, é uma viagem longa, são mais de 600 quilômetros de viagem. Mas me sinto feliz em ver que o Governo do Amapá fez esse evento para nos ouvir, fez questão de nos receber e conhecer as nossas necessidades. É a primeira vez que tantas lideranças indígenas juntas são ouvidas por um governador. O meu sentimento, pela primeira vez, é de pertencimento, esperança e respeito”, afirmou Marlene.

O momento integra o “Abril da Resistência Indígena” e reuniu cerca de 90 caciques e cacicas do Amapá e Norte Pará. Durante a escuta, as lideranças entregaram ao gestor uma carta com as principais reivindicações, entre elas melhorias em saúde e educação. Ainda de acordo com Marlene, uma das prioridades da aldeia Lençol, em Oiapoque, local onde ela mora, já foi atendida pela gestão. 

“Nossa comunidade é abastecida por gerador de energia e nós tínhamos uma dificuldade muito grande em sair da aldeia e andar quase sete quilômetros até a sede do município para conseguir combustível para alimentar o gerador. Com intervenções da gestão atual de governo, a gente conseguiu o transporte do combustível de forma mais ágil em nossa comunidade”, destacou. 

Também presente no encontro, o cacique Missico Oiampi, do norte do Pará, na região do Tumucumaque, falou sobre o acolhimento durante encontro e sobre as necessidades da aldeia Pururé, local onde reside.  

“Esse é um momento muito importante para nós, aqui a gente se sentiu muito bem recebido pelo governador e sua equipe, algo que eu nunca tinha visto antes, estamos nos sentindo de fato respeitados e vistos.”, afirmou o cacique.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook. 
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui! 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp