‘Tenho orgulho de ver esse trabalho junto ao povo indígena’, diz cacique da região de Oiapoque em encontro com governador do Amapá
Miguel Jeanjacque, do povo Gabili Kali´na, foi um dos cerca de 90 chefes de povos tradicionais presentes em reunião histórica no Palácio do Setentrião.
Reunião com lideranças da região do Amapá e Norte do Pará ocorreu nesta sexta-feira, 19, na capital
Um encontro histórico entre o governador do Estado, Clécio Luís, com caciques do Amapá e Norte do Pará reuniu representantes de mais de 11 mil indígenas da região no Palácio do Setentrião nesta sexta-feira, 19, Dia dos Povos Indígenas. Entre as principais demandas apresentadas ao chefe do Executivo Estadual, estão a ampliação dos atendimentos educacionais, de saúde e mobilidade.
O cacique Miguel Jeanjacque, do povo Galibi Kali´na, em Oiapoque, destacou a importância do momento de escuta para ampliar o diálogo entre o poder público e as populações das regiões mais afastadas. A programação integra o “Abril de Resistência Indígena”, promovido pelo Governo do Amapá.
“Nossas comunidades estão em festa hoje pelo Dia dos Povos Indígenas e por esse diálogo. Tenho orgulho de ver esse trabalho junto ao povo indígena. Na educação, pedimos uma equipe maior para a Escola São José Galibi. Também precisamos de manutenção do ramal de 4 quilômetros. Fico feliz porque nosso Museu Kuahí está ficando bonito para receber nosso artesanato”, reforçou o cacique.
Além de Miguel, outras lideranças também tiveram falas importantes com o objetivo de dialogar e encontrar soluções conjuntas com a gestão estadual. “Precisamos de um olhar para nossas escolas, e que as associações sejam ouvidas, pois são as bases das lideranças. Também pedimos que o estatuto da Secretaria dos Povos Indígenas seja reformulado junto às quatro lideranças, para que se aproxime ainda mais das nossas populações”, comentou Paulo Ronaldo Apalay, cacique do Norte do Pará, que foi o primeiro indígena do Amapá que passou pela transposição do serviço público.Mobilidade
Ainda sobre o Norte do Pará, o cacique Amisipa Kapai Tiriyó citou a dificuldade do acesso das cidades às aldeias. “Nosso acesso é difícil, então só de avião conseguimos fazer chegar a merenda e material escolar. Pedimos que seja feita parceria com a Força Aérea Brasileira para ter transporte para ajudar nossos povos da região do Tumucumaque. Peço que tenha um esforço para ler as cartas e atender aos pedidos”, demandou o Tiriyó.
As cartas com as reivindicações dos indígenas foram entregues ao governador Clécio Luís. Para Edmilson Oliveira, coordenador do Conselho dos Caciques de Oiapoque, a confiança no Governo é de que sejam alcançadas soluções para as necessidades.
“Agradecemos por essa escuta, porque trouxemos demandas importantes. Esse é um momento histórico para os indígenas do Amapá, de respeito e dedicação. Precisamos de políticas públicas que nos acolham, pensadas na nossa cultura e costumes. Contamos com esse secretariado para que possamos ter um Amapá melhor para os povos indígenas”, comentou Oliveira.
As demandas apresentadas serão discutidas internamente pelo Governo, para que se tornem ações que proporcionem aos indígenas uma vida digna e de acordo com suas vivências no mundo atual.Abril da Resistência Indígena
Campanha organizada pelo Governo do Estado, o “Abril da Resistência Indígena” amplia o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários.
No encontro desta sexta-feira, houve ainda a apresentação da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha. O material, inédito no Brasil e traduzido em 4 línguas indígenas, viabiliza o acesso a informações, legislações e orientações no contexto de violência doméstica contra mulheres indígenas.
O Governo também fez mais um repasse de sementes de manivas, com 100 mil unidades, viabilizadas com articulação do senador Randolfe Rodrigues e apoio da Embrapa aos povos tradicionais presentes. Com esta entrega, já foram 720 mil hastes entregues às populações.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!