Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá e Instituto Baluarte iniciam projeto para incentivar empoderamento feminino nas periferias do estado 

Iniciativa deve alcançar cerca de mil mulheres em situação de vulnerabilidade com assistência social, segurança alimentar e apoio psicológico. 

Por Thaysa Ruane
20/04/2024 18h00

Primeira ação do projeto aconteceu neste sábado, 20, na Zona Sul de Macapá

O Governo do Amapá e o Instituto Cultural Baluarte da Amazônia promoveram neste sábado, 20, a primeira ação do projeto “Mulheres Cuidadoras", no bairro Nova Esperança, Zona Sul de Macapá. A iniciativa deve alcançar cerca de mil moradoras de regiões periféricas do estado com serviços de assistência que visam elevar a autoestima e incentivar o empoderamento feminino na comunidade. 

Na ação, foi ofertado atendimento jurídico, psicológico e fisioterapêutico, além de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C. Durante o momento, também houve a distribuição de cestas básicas para pessoas cadastradas nos centros de acolhimento da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) e o público feminino em geral. 

“O nosso objetivo é que projeto que dê continuidade nas zonas periféricas de Macapá e nos outros municípios do estado. Estamos saindo dos gabinetes para estar nas comunidades e poder ouvir as mulheres e conhecer a realidade de cada uma para entendermos de que forma a gente pode estar contribuindo com o Governo do Amapá para políticas públicas adequadas e pontuais”, declarou a secretária de Política para Mulheres, Adriana Ramos. 

Para o presidente do Instituto Baluarte da Amazônia, Jader Seabra, o projeto coloca a mulher como protagonista na comunidade e mostra a força que ela exerce na sociedade.  

“Nós escolhemos uma área que tem a vulnerabilidade social para que essas mulheres fossem evidenciadas, onde elas pudessem receber todo um carinho, um acolhimento, com prestação de serviço para as mulheres, mas também com outros moradores da comunidade”, declara Jader. 

A moradora do bairro Novo Horizonte, na Zona Norte de Macapá, Renilde Silva veio a convite de uma amiga para a ação e se surpreendeu com a ideia do “Mulheres Cuidadoras”. 

“Eu achei muito bacana a atitude do projeto de levantar a autoestima das mulheres, é uma forma de dizer que elas não estão sozinhas, que elas têm um lugar, caso elas precisem”, contou Renilde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook. 
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!