Governo do Amapá transporta 50 toneladas de açaí produzido por indígenas de Pedra Branca do Amapari
Ação garante a exportação do produto para outros estados do Brasil, gerando renda para as comunidades tradicionais do estado.
Além do transporte, será promovido curso de manejo de açaí para os indígenas
O Governo do Amapá iniciou o escoamento de 50 toneladas de açaí produzidos por indígenas Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari. A quantidade irá atender a cooperativa Amazonbai, que será responsável por exportar o produto para outros estados do Brasil. Os deslocamentos da produção ocorrerão todas as sextas-feiras até o final da safra, previsto para o mês de junho.
A atividade é coordenada por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), que também irão promover um curso de manejo de açaizais nativos na comunidade para 150 indígenas da região, para aumentar a produção local e obter um melhor uso das áreas produtivas.
“Auxiliamos no processo de escoamento da safra de açaí da região indígena, além do treinamento quanto a prática de manejo florestal. Um hectare bem manejado pode dobrar a produtividade, então o Governo do Amapá pretende garantir este melhor aproveitamento das áreas produtivas, gerando renda para os mais de 2 mil indígenas residentes”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Rafael Martins.
Os trabalhos são promovidos em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Instituto Iepé).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!