Governo do Amapá promove ação de vacinação contra raiva humana para profissionais de saúde animal, em Macapá
Ação acontece nesta terça-feira, 30, e tem como público-alvo médicos, auxiliares e estudantes de medicina veterinária.
A raiva é transmitida ao homem pelo vírus presente na saliva e secreções do animal infectado
O Governo do Amapá promove nesta terça-feira, 30, uma ação de vacinação para imunizar profissionais de saúde animal contra a raiva. A mobilização ocorrerá das 8h30 às 12h, no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em Macapá. A iniciativa segue recomendação do Programa de Vigilância e Profilaxia da Raiva, do Ministério da Saúde.
A ação tem como público-alvo médicos, auxiliares e estudantes de medicina veterinária que desenvolvem atividades com risco de contaminação pelo manejo de animais. A raiva é transmitida ao homem pelo vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente na mordida.
“A última ação de vacinação antirrábica humana foi realizada em agosto de 2022, e por se tratar de uma zoonose endêmica no país, é de extrema importância a participação dos profissionais convocados”, reforçou a chefe da Unidade de Controle de Zoonoses da SVS, Silvia Pedroso Magalhães.
De acordo com os dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), o Amapá registrou entre o período de 1979 e 1991, um total de 10 casos de raiva em humanos. Desde então, houve apenas o registro da doença em animais, com 1 caso de raiva em canino em Macapá, em 2016, e em 2020 e 2021 houve o registro de 2 casos em herbívoros, bovino e bubalino em Porto Grande e Santana.
“Com menos animais infectados, os donos, profissionais da área e pessoas próximas ficam mais protegidos, e, por isso, os casos de raiva em humanos se tornaram cada vez mais raros, prevenir é prioridade”, comentou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!