‘É um sonho realizado’, diz cuidadora escolar nomeada pelo Governo do Amapá
Ione Costa, de 47 anos, está entre os 35 cuidadores nomeados na terça-feira, 23, pelo governador Clécio Luís.
Ione Costa enfrentou horas de estudo e desafios pessoais para alcançar a aprovação no concurso
Mãe de 8 filhos, Ione Costa é uma das 35 pessoas aprovadas no concurso da Educação para o cargo de cuidadora. Além de passar a integrar o quadro estadual, a trabalhadora alcançou uma conquista pessoal com a nova fase da vida profissional. Ao todo, o Governo do Amapá nomeou 523 novos servidores nesta terça-feira, 23.
Para Ione, o caminho nem sempre foi fácil, mas o sonho de ser servidora pública sempre falou mais alto. “Para chegar onde eu estou hoje, precisei buscar conhecimento e estudar muito para poder fazer esse concurso, também foi necessário abrir mãos de algumas coisas para chegar no meu objetivo. É um sonho realizado", conta.
Foram empossados 415 professores de diferentes disciplinas, 57 professores do atendimento especializado, 35 cuidadores e 15 pedagogos. Em janeiro deste ano, outros 545 novos profissionais foram nomeados e empossados pelo Governo do Amapá, somando um total de 1.068 novos servidores da Educação..
A cerimônia foi celebrada com entusiasmo pelos novos servidores e Ione não escondeu a alegria de mais essa realização. Com o apoio de seus filhos e esposo, nas tarefas de casa e cuidado com as crianças menores, ela pôde se dedicar aos estudos.
“O apoio da minha família foi essencial, eu trabalhava dois horários e à noite tinha que estudar. Quando chegava do cursinho eu participava de estudos online, tudo para reforçar o que estava aprendendo, meu esposo e meus filhos me ajudaram nessa etapa e hoje comemoramos essa vitória juntos” finaliza a cuidadora.
Novas etapasApós a cerimônia de nomeação, os novos profissionais serão empossados no período de 26 a 30 de abril, conforme calendário conjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Sead publicado no Diário Oficial.
Já a lotação dos servidores ocorre nos dias 2 e 3 de maio na Seed. Em seguida, os servidores irão passar pelo Curso de Formação para os cuidadores, o treinamento tem a duração de uma semana.
A previsão é que após o curso, os servidores iniciem suas atividades nas escolas estaduais ainda nos meses de maio e junho, reforçando o calendário escolar de 2024.
Avanço na Educação
Em 2023, o Governo do Amapá deu início a nove concursos públicos, abrangendo as áreas de educação, segurança e gestão. As convocações refletem o compromisso da atual gestão em contratar novos profissionais conforme a demanda do serviço público.
Esta é a segunda convocação do concurso da Educação, e de acordo com o edital, os profissionais serão distribuídos entre as áreas urbanas e rurais dos 16 municípios do estado do Amapá.
Ao todo, nessa convocação, foram nomeados: 415 professores, 57 professores do ensino especial, 35 cuidadores e 15 pedagogos. Com esta segunda chamada, o número total de educadores convocados pelo Governo do Estado em 2024 atinge 1.067 pessoas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!