‘Orgulho pelo legado que meu pai deixou’, diz filha de agricultor que dá nome ao Residencial Vila dos Oliveiras, em Macapá
Maria de Fátima é filha de Antônio José de Oliveira, que trabalhou na agricultura e desenvolvimento do Amapá no local onde foi erguido o novo Residencial.
Mais de 500 novas moradias serão entregues a partir de maio pelo Governo do Amapá
A empreendedora Maria de Fátima, de 70 anos, é filha do agricultor Antônio José de Oliveira, antigo proprietário da área onde foi construído o atual Residencial Vila dos Oliveiras, que será entregue em maio, em Macapá. O Governo do Amapá vai destinar novas moradias para 512 famílias no novo residencial, como parte da política de habitação do Estado.
A construção do Residencial foi feita em um terreno onde, antes, ficava a Vila dos Oliveiras, uma área que ganhou vida e forma após a instalação da família Oliveira no local, como conta Maria.
“Viemos do Maranhão para o Amapá em 1963. Na época, foi doada para nossa família a terra onde hoje está o habitacional para que meu pai pudesse iniciar suas atividades na lavoura, trabalhamos na plantação principalmente de cana de açúcar e mandioca. Ver esse respeito e homenagem a nossa família é um orgulho pelo legado que meu pai deixou", explica a empreendedora.
Em abril, o Governo do Amapá realizou o sorteio dos mais de 500 apartamentos aos novos moradores contemplados. A entrega do Residencial é prevista para o início de maio.O local, que antes estava abandonado e encoberto por mato, foi ganhando forma e a adesão da família Oliveira, sendo logo denominada como Vila dos Oliveiras. O nome, mantido para a nova habilitação, foi uma homenagem ao trabalho desenvolvido na agricultura e pelo desenvolvimento do Amapá dedicados por Antônio José e sua família. Agora, a área ganha 512 novos lares para famílias que terão o sonho da casa própria realizado.
"Ver esse local onde foi construído o Habitacional acolher tantas famílias me faz lembrar de toda nossa trajetória, sou grata pela história que meu pai construiu aqui no Amapá”, celebrou Maria.
Vila dos OliveirasO projeto do residencial faz parte da política habitacional do Plano de Governo e está integrado às obras do Complexo de Urbanização da Orla do Aturiá, conta com recursos do Tesouro Estadual, Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FINIS) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), orçado em cerca de R$ 72 milhões. A execução da obra é realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
Em dezembro de 2023, o Governo do Amapá entregou mil novas moradias nas fases 3 e 4 do Miracema, também contemplando famílias em situação de vulnerabilidade social.
Apartamentos
Cada apartamento terá 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço interna e rede de gás externa. As instalações dos sistemas elétrico e de água tratada, serão realizadas pela CEA Equatorial e pela CSA, respectivamente.
Equipamentos públicos
Os moradores irão contar com equipamentos como quadra poliesportiva coberta, centro comunitário e creche, construída pelo Governo do Amapá, com capacidade para atender 60 alunos na modalidade de ensino de tempo integral e outros 120 estudantes na modalidade parcial, nos turnos da manhã e tarde. A creche será administrada pela gestão municipal. Uma academia ao ar livre e um playground também serão implantados.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!