Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador Clécio Luís entrega à Sudam projeto integrado para o desenvolvimento do Arquipélago do Bailique

Entre os mais de 80 itens do documento estão o combater a salinização da água do Rio Amazonas e o fenômeno das terras caídas.

Por Fabiana Figueiredo
02/05/2024 16h39

Plano entregue pelo governador Clécio Luís ao superintendente Paulo Rocha lista demandas para investimento no BailiquePlano entregue pelo governador Clécio Luís ao superintendente Paulo Rocha lista demandas para investimento no Bailique

Durante a Caravana Federativa do Governo Federal que iniciou nesta quinta-feira, 3, no Amapá, o governador Clécio Luís entregou à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) ptojeto com as principais demandas da população do Arquipélago do Bailique, Distrito de Macapá. O documento com mais de 80 itens será utilizado pelo órgão para captar investimentos para o desenvolvimento da região na costa do estado.

"Voltamos a acreditar no trabalho da Sudam pela reformulação que ela passou no último ano. Temos feito um esforço para potencializar as vocações do Amapá, buscando investimentos para setores como a pesca, o turismo e a mineração. A Costa do Amapá tem uma riqueza enorme, e esse plano fundamenta isso. Confiamos que a Sudam vai nos ajudar a estruturar melhor o Bailique", pontuou o governador.

A pedido do Governo do Amapá, a Sudam incluiu as comunidades da região no Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável dos Arquipélagos do Marajó-PA e Bailique-AP.

"Estamos muito felizes de estarmos aqui. O Amapá tem contribuído bastante com o fortalecimento da Amazônia. Esse plano é exatamente para enfrentarmos e pensarmos juntos e, ao mesmo tempo, fazer chegar investimento para aqueles que mais precisam, que é o nosso povo da Amazônia", ressaltou o superintendente da Sudam, Paulo Rocha.

Entre os mais de 80 itens elencados no documento estão a necessidade de investimentos para combater, principalmente, a salinização da água do Rio Amazonas, o fenômeno das terras caídas, a construção de uma fábrica de gelo e a profissionalização da pesca da região.

Uma segunda etapa do documento mapeado por técnicos do Governo do Amapá, validada com a comunidade, será entregue ainda neste mês de maio à Sudam. O plano será utilizado para captar recursos junto a ministérios e bancos públicos e privados.

A pedido do Governo do Amapá, a Sudam incluiu a região do distrito de Macapá no chamado Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável dos Arquipélagos do Marajó/PA e Bailique/AP.

"Estamos muito felizes de estarmos aqui. O Amapá tem contribuído bastante com o fortalecimento da Amazônia. Esse encontro destaca o que a região está enfrentando neste momento. Esse plano é exatamente para enfrentarmos e pensarmos juntos e, ao mesmo tempo, fazer chegar investimento para aquele que mais precisa, que é o nosso povo da Amazônia", ressaltou o superintendente da Sudam, Paulo Rocha.

Entre os mais de 80 itens elencados no documento, foi citada a necessidade de investimentos para combater, principalmente, a salinização da água do Rio Amazonas, o fenômeno das terras caídas, a construção de uma fabrica de gelo e a profissionalização da pesca da região.

Uma segunda etapa do documento mapeado por técnicos do Estado e validada com a comunidade será entregue ainda neste mês de maio à Superintendência. O plano será utilizado pela Sudam para captar recursos junto a ministérios e bancos públicos e privados.

Caravana Federativa

Criada em 2023, a Caravana Federativa chega ao Amapá para a 9ª edição, após passar pelos estados da Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco. O evento aproxima os estados e municípios do Governo Federal, através da troca de informações e articulações de ações conjuntas. A programação, voltada para gestores do Amapá, acontece nesta quinta-feira e na sexta-feira, 3, no Parque de Exposições da Fazendinha.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

ÁREA: