‘Me senti em Brasília’, conta radialista na Caravana Federativa que trouxe ao Amapá serviços de 40 entidades federais
Junior Valente elogiou o espaço ocupado pelas autarquias e ministérios do Governo Federal, comparando a experiência no estado com a capital do Brasil.
O espaço da Caravana ofertou acessibilidade para que Junior, que tem deficiência física, pudesse se locomover
O radialista Junior Valente participou dos dois dias da Caravana Federativa, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. O evento apoiado pelo Governo do Amapá reuniu mais de 40 entidades federais que apresentaram uma carta de serviços oferecidos pela União para o alinhamento administrativo entre as entidades federativas e municipalizadas.
Segundo Valente, apesar de ser voltada para gestores e técnicos, a caravana dinamiza o acesso à informação sobre os trabalhos disponibilizados pelo Governo Federal a sociedade civil e fortalece políticas que vêm sendo desenvolvidas pela gestão estadual no Amapá.
"São muitas ferramentas que eu pude ter acesso aqui no evento, visitei os espaços de muitos ministérios e consegui informações que até então não sabia onde procurar. Até os serviços ofertados pelo Governo do Estado também, como para pessoas como eu, com deficiência. Consegui trafegar com tranquilidade me sentindo em Brasília, com toda essa estrutura e atendimento", afirma Valente. O encontro proporcionou um espaço atrativo para articular investimentos, elaborar projetos e políticas públicas, e destravar recursos. De acordo com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, as caravanas são circunstanciais para a aproximação e realinhamento do país.
"O Amapá é um dos estados mais propensos a captar recursos da europa por conta da ligação direta com a França. Além de todas as riquezas e potencialidades naturais existentes na região. Digo que esta edição no estado é uma das maiores e mais efetivas caravanas já registrada. Deu muito certo e muitos municípios conseguiram resolver pendências existentes há bastante tempo", enfatiza Padilha.
O coordenador do espaço de artesanato do Amapá na caravana, Junielson Pessoa, destacou que o intercâmbio social é um momento marcante para todos."Vi muitos colegas tendo conversas importantes e que vão impactar positivamente a nossa região. Eu mesmo, fiquei lisonjeado em receber tantas pessoas consumindo nossa arte, nosso artesanato e levando nossa cultura para todo o Brasil", relata Junielson. Caravana Federativa
O Amapá sediou, durante dois dias, a 9ª edição da Caravana Federativa promovida pelo Governo Federal. A programação contou com a presença de mais de 40 entidades federais que se deslocam até o estado para estreitar laços e apresentar a carta de serviços oferecidos pela União.
A ação itinerante oportuniza o contato direto com Ministérios, Autarquias, Bancos e diversas empresas públicas. O encontro é voltado, sobretudo, para gestores estaduais e municipais, com o objetivo de estreitar o contato entre as esferas governamentais e possibilitar a captação de recursos, diálogos, elaboração de projetos, soluções de problemas processuais e parcerias em favor do bem-estar da população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!