Governo do Amapá promove treinamento sobre vigilância epidemiológica de óbitos maternos e infantis em Porto Grande
A capacitação vai preparar os profissionais para monitorar e investigar as causas das mortes e gerar dados para norteio de políticas públicas.
As informações coletadas impactam diretamente no desenvolvimento de políticas públicas criadas
O Governo do Amapá inicia nesta quarta-feira, 8, a oficina de Vigilância de Óbito Materno e Infantil para profissionais da área de atenção básica de saúde de Porto Grande. O objetivo é preparar os trabalhadores para monitorar e investigar causas de mortes, garantindo consistência de dados e problemas que ocasionam os óbitos.
As informações coletadas impactam diretamente no desenvolvimento de políticas públicas criadas para reduzir as taxas de mortalidade desse público. Outras localidades que já receberam o treinamento foram os municípios de Itaubal e Cutias.
“Com essa capacitação a gente trabalha aspectos essenciais para a saúde de mães e seus recém-nascidos, com acompanhamento pré-natal de qualidade, para reconhecimento mais rápido de fatores de risco e equipes de saúde treinadas, importantes para evitar a mortalidade materna e infantil”, explica o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Com os dados atualizados, a SVS estabelece uma integração entre a rede primária e estadual para estabelecer o planejamento das ações de vigilância em saúde para elaboração das políticas de auxílio para redução dos casos.
“A interação entre a rede de atenção vai viabilizar a definição de estratégias e ações efetivas que possibilitem avançar na construção dessas políticas públicas junto com gestores e equipes de saúde”, reforça a gerente do Centro de Informações e Análise da Situação de Saúde da SVS, Diovana Alberto.
A capacitação é realizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e segue até o dia 10 de maio, no auditório do Sebrae, em Porto Grande.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!