Militares do Corpo de Bombeiros do Amapá enviados ao Rio Grande do Sul já atuaram em resgates no Brasil e no exterior
Equipe de 16 especialistas são experientes em ações de salvamento como do naufrágio do navio Anna Karoline e dos ciclones em Moçambique.
A equipe seguiu viagem em uma balsa, atravessando o Rio Amazonas, até Belém, de onde seguirão por terra até o Sul do país
O Governo do Amapá enviou na manhã desta segunda-feira, 6, uma equipe de 16 militares do Corpo de Bombeiros para atuarem nos trabalhos de salvamento e apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O grupo especializado em resgates, já atuou em operações no Brasil e no exterior.
Os profissionais, sendo 15 homens e uma mulher, já participaram de ações de salvamento como do naufrágio do navio Anna Karoline III, em 2020, no Amapá, nas enchentes que atingiram Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 2022, e o estado de Rondônia, em 2014, e na missão humanitária em Moçambique, no Continente Africano, após o desastre dos ciclones Idai e Kenneth em 2019.
Além dos militares, convocados pela Liga Nacional dos Bombeiros (Ligabom), que coordenar as ações, foram enviados quatro viaturas, além de equipamentos de busca e proteção individual, como coletes salva-vidas, roupas de mergulho, cintos rastreados, cordas, barracas e mantimentos para gestão autossuficiente.
A ação humanitária, que vai atravessar o país, seguiu viagem em uma balsa, atravessando o Rio Amazonas, até Belém, no Pará, de onde seguirão por terra até o Sul do país.
Equipe qualificadaOs bombeiros destacados para a operação são experientes em atividades de mergulho de salvamento em águas turvas, inundações e deslizamentos terrestres. Também integram o grupo especialistas em resgates de deslizamentos e em estruturas colapsadas.
“Definimos ainda na noite de domingo as estratégias que vamos adotar quando chegarmos lá no Rio Grande do Sul. É um cenário complexo, precisamos estar de prontidão para o acionamento. Destacamos as especialidades que cada militar tem e as experiências em atuações fora do estado, é uma equipe multitarefa, principalmente nesse tipo de ambiente”, declarou o major Aderaldo Clementina Leite, que comandará o grupo na operação.
Mergulhadores- 1° tenente Márcio Fonseca da Costa
- Subtenente Paulo Roberto Carvalho dos Santos
- Subtenente Alberto de Oliveira Ferreira Neto
- 1º sargento Fábio Gonçalves Soares
Agentes de resgates
- Major Aderaldo Clementino Leite
- Major Manoel Felix dos Santos
- Capitão Diego Nunes da Silva
- 2º tenente Márcio Miranda da Silva
- 2º sargento Edilson Barreiro Dias
- 2º tenente Igo Ferreira Moutinho
- Subtenente Aline Bastos dos Santos
- 3º sargento Fagner Gomes do Carmo
- 3º sargento Milton Pantoja Corrêa
- Cabo Rodrigo Vinhote Alves
- Cabo André Belo da Costa
- Soldado Ted Castro do Carmo
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!