‘Melhora a qualidade de vida e fortalece a produção’, diz agricultora no lançamento do 'Amapá mais Produtivo', do Governo do Estado
Aline Sardinha vai aumentar a eficiência das plantações com qualificação tecnológica ofertada pelo programa para produtores dos 16 municípios.
A cooperativa de Aline trabalha com o manejo de açaí
Melhoria de vida, aumento na produção e alimentos de qualidade foram os motivos que levaram Aline Sardinha, presidente da Cooperativa dos Produtores Extrativistas da Amazônia (Coopeam), em Mazagão Velho, a participar do lançamento do programa “Amapá mais Produtivo”, do Governo do Estado, nesta segunda-feira, 6.
A cooperativa que Aline faz parte e outras associações voltadas a agricultura familiar, horticultura e pecuária participaram da solenidade onde o governador Clécio Luís anunciou o investimento de R$ 32 milhões do Tesouro Estadual para mais de 1,1 mil projetos do setor com oferta de qualificação tecnológica para pequenos produtores nos 16 municípios do estado.
“Nós trabalhamos com o açaí, então precisamos muito desse investimentos e do apoio ao produtor local. O programa é de muita importância para nós produtores termos prosperidade e podermos gerar mais renda para nossas famílias e circular a economia do estado”, comentou Aline.
A vontade de crescer e aumentar a eficiência das produções rurais também esteve com a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Maçaranduba II (Apruma), Diocicley Souza. O programa vai beneficiar agricultores em seis cadeias produtivas e sociais, para fortalecer a produção agrícola com benefícios para o cultivo da mandioca, hortaliças, frutas, galinhas, porcos, o manejo de açaí nativo e a extração de leite bovino e bubalino pela pecuária familiar.“Para nós agricultores, quanto mais investimento tivermos na agricultura familiar, melhor será. O pequeno agricultor trabalha com ajuda do Governo do Estado, com investimento na agricultura familiar, nos ramais e na energia. Quanto mais investimentos melhor o desenvolvimento e a vida de nós agricultores”, destacou Diocicley.
O programa também tem como objetivo aumentar produções de atividades com baixo impacto ambiental. Além disso, mulheres e jovens com possuem eixos de apoio específicos das cadeias produtivas.“Saímos desta reunião satisfeitos, com grandes esperanças de que a nossa agricultura familiar vai ter um grande avanço mesmo no nosso estado”, celebrou presidente da Cooperativa de Cacau do Estado da Amapá (Coopcap), Nelielma Sousa.
Cadeias e arranjos produtivos
O programa tem abrangência nos 16 municípios do Amapá para a agricultura familiar da mandiocultura, horticultura, fruticultura irrigada, criação de pequenos animais como galinhas e porcos, extração de leite bovino, bubalino, e o manejo de açaí nativo por ribeirinhos e extrativistas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!