Militares do Governo do Amapá são capacitados em equipamento aéreo para aprimorar missões de regaste no estado
Atividades foram ministradas por bombeiros da Guiana Francesa como parte do acordo transfronteiriço entre o Brasil e França.
Cerca de 10 bombeiros do estado participaram do momento
Militares do Corpo de Bombeiros do Amapá e do Grupo Tático Aéreo (GTA) participaram nesta terça-feira, 7, do curso de drone ministrado por bombeiros da Guiana Francesa para aprimorar o uso do equipamento em serviços de emergência e missões de resgate no estado. As atividades são fruto do acordo transfronteiriço entre o Brasil e a França, com objetivo de proporcionar a troca de conhecimentos entre os profissionais.
Os drones são aeronaves de pequeno porte e controladas à distância para captar imagens. Os agentes da segurança Pública do Estado tiveram aulas práticas de decolagem, pouso, curva, elevação, estacionário, translação, panorâmico, termografia, fotogrametria, telemetria e Iluminação.
O chefe de Relações Internacionais do Corpo de Bombeiros do Amapá, Jucivaldo Ladislau disse que o momento de parceria visa propor aprendizado para ambas as partes.“Os guianeses trazem o conhecimento deles e nós levamos até a Guaina o nosso, ensinando técnicas de salvamento veicular. No curso, eles trouxeram novidades sobre os drones. Esse é um momento de aprendizagem que será repassado pelos 10 bombeiros participantes aos demais que não puderam compartilhar desse momento”, diz Ladislau.
Para o capitão do GTA e operador de aerostático, Waldecy Teles, esse é uma ocasião extraordinária, um encontro entre forças de dois países que tem uma proximidade histórica e o mesmo objetivo.“Saber pilotar o drone de forma correta faz a diferença em diversas situações, não só de desastre, mas também de segurança pública e defesa social. E isso vai ser revestido para a sociedade em diversas situações de ocorrência, desastre, missões humanitárias e principalmente da defesa civil”, diz o capitão. Segundo o subtenente da Defesa Civil Estadual, Marlon Dias, o curso vai ser de grande utilidade para a realização dos trabalhos diários.
“Já utilizamos drones em nossas atividades. Durante a inundação em Ferreira Gomes, por meio do equipamento conseguimos fazer o mapeamento da área e os locais de alagamento”, relata Marlon. Para o Tenente chefe da delegação francesa, Karl Mazy, estar no Amapá é um momento marcante para a carreira e a troca de experiência com os brasileiros uma oportunidade única.
“O Amapá é nosso vizinho, uma honra poder dividir o que sabemos e ganhar aprendizado, que serão colocados em prática no nosso país”, comenta o Tenente.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!