Governo do Amapá promove escuta pública da Política Nacional Aldir Blanc em Cutias do Araguari
Em um momento de diálogo e construção coletiva, encontro reuniu artesãos, produtores, dançarinos, técnicos e gestores municipais.
A União vai remeter aos estados e municípios o valor global de R$ 3 bilhões anuais até 2027
O Governo do Amapá promoveu na segunda-feira, 6, uma escuta pública no município de Cutias do Araguari para elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blank de Fomento à Cultura (PNAB) no Amapá. O processo integra a etapa de planejamento de ações para desenvolver e instruir os trabalhadores da cultura na produção de projetos.
O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), reuniu artesãos, produtores, dançarinos, técnicos e gestores municipais em um momento de diálogo e colaboração na quadra da Escola Tenente João Lopes.
“Ao reunir a classe artística, o Governo do Amapá espera construir um caminho sólido e inclusivo para o desenvolvimento das atividades culturais”, diz a secretária da Secult, Clicia Di Miceli.
A escuta garante a efetivação de uma política regionalizada e adequada às realidades locais. Os recursos e ações serão pautados, inicialmente, para os próximos 5 anos, sendo necessário um projeto estruturado tanto nos municípios, quanto no Estado.“Esse encontro vem para fortalecer a cultura municipal e melhorar a vida dos profissionais. A gente fica muito feliz, porque sabemos que essa escuta vai se transformar em recursos e benefícios para as pessoas”, conta o prefeito de Cutias, Prof. Amanajás. A coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Amapá, Rayane Penha explica que as escutas públicas auxiliam a compreender a realidade dos moradores.
“Esse é um momento propositivo e importante, porque é dessa forma que se constrói políticas públicas, essa junção dos entes federativos presente na vida do cidadão”, diz Rayane. A agente cultural de Cutias do Araguari, Luana Cardoso, participou do momento e ressaltou a importância da escuta do Governo do Estado para os fazedores de cultura do município tirarem suas dúvidas sobre todas as possibilidades de recursos voltados a cultura.
“Além de falar, foi um momento também para ouvirmos sobre o planejamento estratégico de recursos destinados para eles. A escuta pública do PNAB vem fortalecer as nossas falas, com o acesso àquilo que temos direito em regulamento. Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
A União vai remeter aos estados e municípios o valor global de R$ 3 bilhões anuais até 2027. A Lei estendeu a política de fomento à cultura criada durante a pandemia de Covid-19. O dinheiro deverá ser usado para o financiamento de projetos culturais, montagem de cursos, pesquisas e estudos no setor e preservação de patrimônio cultural, entre outras finalidades.
Confira o cronograma:
- 8 de maio, às 17h
- Pracuúba e Ferreira Gomes
- 9 de maio, às 17h
- Mazagão e Porto Grande
- 10 de maio, às 17h
- Oiapoque e Itaubal
- 17 de maio, às 19h
- Calçoene
- 24 de maio, às 19h
- Macapá
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!