Governo do Estado alinha assistência aos pacientes renais crônicos do Amapá afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul
Atualmente 16 pacientes estão em tratamento na região Sul do país e buscam apoio para se manter na região.
O encontro ocorreu no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).
O governador do Amapá, Clécio Luís, conversou com familiares e representantes de entidades de renais crônicos assistidos pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), nesta terça-feira, 7, para alinhar as ações de apoio e assistência aos 16 pacientes do que estão em atendimento médico no Rio Grande do Sul.
O trabalho faz parte das ações do Governo do Amapá, coordenadas pelo Comitê de Respostas Rápidas, para atendimento dos amapaenses no estado gaúcho, que enfrenta situação de emergência causada pelas fortes chuvas e enchentes que atingem a região Sul do país.
Durante o encontro, o governador reforçou que todas as medidas para atender às solicitações dos pacientes serão tomadas pela gestão estadual. “Vamos resolver imediatamente os repasses e ajustar o caso de cada paciente, de acordo com as especificidades. Sabemos de todos os acontecimentos no estado gaúcho e os amapaenses em tratamento serão atendidos”, destacou o governador Clécio Luís. A paciente Biatriz Reis, que está transplantada há cerca de quatro meses e necessita continuar o tratamento no estado rio-grandense, explica que, além das dificuldades financeiras, existem diversas necessidades para quem está na região.
“Cada um passa por uma situação diferente, alguns necessitam de maior apoio em função da situação que se encontram os hospitais. Mas, com essa atitude do Estado certamente tudo será resolvido”, reforçou Biatriz.
A secretária de Estado da Saúde (Sesa), Silvana Vedovelli, participou da reunião e garantiu a organização de todas as pendências que existem para solucionar as demandas apontadas.
“Vamos trabalhar com nossa equipe técnica para resolver os problemas, que se agravaram devido ao que ocorre no Rio Grande do Sul. Nossa equipe do Serviço Social do programa TFD está desde as primeiras horas do dia entrando em contato para amparar os amapaenses na região e garantir a assistência necessária”, enfatizou a secretária.
Ação humanitária
Como parte das iniciativas do Governo do Amapá em apoio ao Rio Grande do Sul, 16 militares do Corpo de Bombeiros, especialistas em salvamento e resgates foram enviados à região para auxiliar na ação humanitária. Pontos para doação e arrecadação de mantimentos e objetos para as famílias atingidas também foram abertos anunciados em parceria com instituições públicas e privadas do estado.
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!