'O Amapá está mobilizado para auxiliar as famílias do Rio Grande do Sul', reafirma Clécio Luís em conversa com o governador Eduardo Leite
Os gestores participaram de reunião nesta quarta-feira, 8, por telefone, onde debateram sobre a ajuda ao estado gaúcho.
Governador Clécio Luís reforçou o trabalho que já vem sendo realizado pelo Amapá em apoio ao RS
O governador Clécio Luís, conversou, por telefone, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nesta quarta-feira, 8, sobre a campanha humanitária de arrecadação de doações que o Amapá está realizando, a situação dos pacientes renais crônicos amapaenses que estão em tratamento no estado e o envio de bombeiros militares especialistas em resgates para auxiliar no trabalho de salvamento de vítimas afetadas pelas enchentes.
A conversa entre os gestores ocorreu durante reunião na Sala de Crise do Comitê de Respostas Rápidas, efetivada para organizar as ações para o estado do Sul do país. Na oportunidade, o governador Clécio Luís repassou os detalhes de todo trabalho e empenho que o povo amapaense vem dedicando para ajudar a população gaúcha.
"Aqui do meio do mundo, o Amapá está mobilizado para ajudar as famílias do Rio Grande do Sul. Enviamos 16 militares, divididos em quatro equipes totalmente autônomas para ajudar e ontem iniciamos uma etapa de arrecadação humanitária. Estamos ressignificando a expressão do Oiapoque ao Chuí e nos solidarizando", destacou o governador Clécio.
Em outro assunto abordado durante a conversa, o governador Clécio Luís agradeceu ao governador gaúcho, pela assistência que o Rio Grande do Sul, oferta aos pacientes renais crônicos do Amapá, que realizam tratamento naquele estado.“Queremos aqui, mesmo em meio a essa difícil situação, lhe agradecer pelo tratamento voltado para os amapaenses renais crônicos, pois, o seu estado é a nossa referência. Atualmente temos 24 pacientes em tratamento e com toda essa situação também estamos em contato com eles para saber como cada um está, para ajudar no que for necessário”, enfatizou.
Em resposta ao chefe do executivo amapaense o governador, Eduardo Leite agradeceu o contato e solidariedade do povo do Amapá.
“O povo do Rio Grande do Sul agradece ao Amapá por toda a dedicação e este é um momento de união. Nós estamos lutando e trabalhando para sairmos dessa situação. Sabemos, reconhecemos e agradecemos de coração toda essa movimentação do Oiapoque ao Chuí”, agradeceu o governador gaúcho.
Do Oiapoque ao Chuí
Na segunda-feira, 6, o Governo do Amapá lançou uma campanha solidária de arrecadação para as famílias afetadas na região durante o acender das luzes em solidariedade às vítimas do RS.
A iniciativa conta com parceiros que disponibilizarão suas sedes como locais para coleta de doações: Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá, Tribunal de Contas do Estado, Central Única das Favelas, Defensoria Pública do Estado, e quartéis do Corpo de Bombeiros.
A união do Oiapoque ao Chuí fortalece os laços de empatia em meio aos desastres ocorridos na última semana no Rio Grande do Sul, deixando desabrigados, desaparecidos e mortos.
O que pode ser doado?
- Produtos de higiene pessoal, como escova de dente, creme dental, sabonete, desodorante, shampoo e absorvente
- Cobertores, toalhas e roupas de cama
- Pilhas de qualquer tamanho e lanternas
Confira os postos de arrecadação:
- Ministério Público do Amapá, nos prédios da Avenida Fab, do complexo Araxá e da Zona Norte
- Ginásio Avertino Ramos, na rua Cândido Mendes, nº 20, bairro Central
- Vice-Governadoria, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2278, bairro Santa Rita
- Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Fab
- Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, na Avenida Fab, s/n, bairro Central
- Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na Avenida Fab, nº 1295, bairro Central
- Juizado da Zona Norte, no bairro Infraero, e da Zona Sul, no bairro Novo Buritizal
- Defensoria Pública do Amapá, na rua Eliezer Levy, nº 1157, bairro Central
- Prefeituras municipais
- Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Central
- Central Única das Favelas Amapá, na Rua São José, nº 1500, bairro Central
- Polícia Militar do Estado do Amapá, no 1º Batalhão da Zona Sul e Batalhão da Zona Norte, em Macapá
- Corpo de Bombeiros, na Avenida Santana, nº 1815, bairro Central, no município de Santana
- Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Oeste, rua Nove, nº 276, bairro Marabaixo
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações "SOS Rio Grande do Sul". Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!