Governo do Amapá celebra Cortejo da Murta e Levante do Mastro com grupos de Marabaixo, em Macapá
Programação cultural contou com a presença do artista Carlinhos Brown, convidado pelo governador Clécio Luís para ser embaixador do Marabaixo para o mundo.
Cortejo percorreu as ruas dos bairros Laguinho e Jesus de Nazaré, em um dos ápices do Ciclo do Marabaixo 2024
O rufar dos tambores e o balanço das saias e bandeiras tomou conta das ruas dos bairros Laguinho e Jesus de Nazaré, em Macapá, durante o Cortejo da Murta nesta quarta-feira, 8. O festejo religioso é parte da programação do Ciclo do Marabaixo 2024, apoiada pelo Governo do Amapá.
O ato festivo é o momento ritualístico em que o mastro, retirado das terras do Curiaú, é revestido pela Murta, planta aromática da região quilombola, e erguido em frente aos barracões dos grupos de Marabaixo, como honraria ao Divino Espírito Santo. Conforme a tradição, será derrubado em 2 de junho, no “Domingo do Senhor”, último dia de celebrações. Em intercâmbio cultural no Amapá, o artista Carlinhos Brown esteve presente na programação com imersão em todos os processos de preparação do cortejo e levantamento dos mastros. Na ocasião, o governador Clécio Luís o convidou para ser o embaixador do Marabaixo no Brasil.
"O Marabaixo tem um potencial de comunicação incrível, tão potente que é vivo até hoje. A nossa juventude está produzindo novos ladrões, tem um do Igarapé do Lago que diz, 'no Marabaixo é assim, cada canto tem sua história, cada quilombo tem seu jeito e cada preto tem sua prosa'. O Marabaixo acontece desde que o Amapá é Amapá e agora os mais jovens estão construindo e prosseguindo com a história. O Brasil e o mundo vão nos conhecer mais ainda", discursou o governador do Estado, Clécio Luís.
A ação ocorreu nos barracões dos grupos da Associação Cultural Marabaixo do Pavão e Raimundo Ladislau, respectivamente. A Murta é uma erva utilizada na purificação espiritual dos festeiros do Marabaixo, por isso, é utilizada para saudar as ruas por onde o cortejo passa.Na quinta-feira, 9, os dois barracões darão início às novenas em honra ao Divino Espírito Santo. Neta de Bruno Ramos, irmão do mestre Julião, Silvia Ramos é integrante do grupo de Marabaixo do Laguinho e ressalta que seguir o movimento cultural é fortalecer a manifestação cultural.
"É importante termos apoio porque nós temos que levar a nossa cultura, nós temos que ensinar para os que estão chegando agora. É tradição que não pode morrer", destacou Silvia.Confira a programação desta semana do Ciclo do Marabaixo:
Quinta-feira, 9 de maio
- 18h – Início das Novenas do Divino Espírito Santo, com o grupo Marabaixo do Pavão, no bairro Jesus de Nazaré
- 19h – Início das Novenas do Divino Espírito Santo, com o grupo Raimundo Ladislau, no bairro Laguinho
Sexta-feira, 10 de maio
- 20h – Baile dançante do Divino Espírito Santo, com o grupo Marabaixo do Pavão
- 21h – 1º Baile dos Sócios do Divino Espírito Santo, com o grupo Raimundo Ladislau
Ciclo do Marabaixo 2024
Com o tema “O rufar dos tambores para além da tradição”, o Ciclo do Marabaixo é um encontro de gerações e reúne a comunidade para momentos de fé e resistência. A tradição é fomentada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!