Governo do Amapá monta pontos de coleta e garante doações para famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul
Itens como cobertores, alimentos, água mineral e produtos de higiene serão enviados ao estado gaúcho no sábado, 11, por um contingente do GTA.
As contribuições incluem cobertores, toalhas, rações, produtos de higiene, de limpeza, pilhas e água mineral.
O Governo do Amapá finalizou a primeira etapa de doações da campanha solidária aos atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira, 9, um dos pontos de coletas no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, recebeu cobertores, toalhas, rações, produtos de higiene, de limpeza, pilhas e água mineral. Os donativos serão enviados ao estado gaúcho no sábado, 11, por um contingente do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Na ocasião, também houve a doação de 10 toneladas de alimentos não-perecíveis por uma distribuidora local. O trabalho das autoridades estaduais garante que os insumos sejam distribuídos de maneira eficiente e equitativa, atendendo a necessidade das famílias afetadas. Em outra frente, o Governo do Estado verifica a situação dos amapaenses residentes nas terras gaúchas.
A campanha ‘SOS Rio Grande do Sul: Do Oiapoque ao Chuí’ é coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Estado e iniciou na segunda-feira, 6. Para a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, a primeira etapa da ação contou com um retorno muito positivo da população.“Na primeira fase da campanha foi decidido que nós iríamos angariar produtos de higiene, roupa de cama, só que a campanha foi surpreendente. Com o chamamento do governador Clécio, conseguimos mais itens para serem enviados às famílias afetadas. É uma grande mobilização, são muitas contribuições que não param de chegar e já estamos enchendo os pontos de coleta” destacou a secretária.
A deputada estadual, Edna Auzier esteve presente no Ginásio Avertino Ramos representando a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), que apoia a iniciativa. Ela destaca a importância do gesto de solidariedade para garantir assistência em meio aos desastres que deixaram vítimas e desabrigados no Rio Grande do Sul.“Estamos unidos em prol dos nossos irmãos do Sul nesse momento de calamidade que eles estão passando. É um momento em que não devemos deixar nosso ego se sobressair, mas sim ter empatia, eles são brasileiros assim como nós amapaenses”, ressaltou a deputada.
Do Oiapoque ao Chuí
A iniciativa conta com parceiros que disponibilizarão suas sedes como locais para coleta de doações: Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá, Tribunal de Contas do Estado, Central Única das Favelas, Defensoria Pública do Estado, e quartéis do Corpo de Bombeiros.
O que pode ser doado?
- Produtos de higiene pessoal, como escova de dente, creme dental, sabonete, desodorante, shampoo e absorvente
- Cobertores, toalhas e roupas de cama
- Pilhas de qualquer tamanho e lanternas
Confira os postos de arrecadação:
- Ministério Público do Amapá, nos prédios da Avenida Fab, do complexo Araxá e da Zona Norte
- Ginásio Avertino Ramos, na rua Cândido Mendes, nº 20, bairro Central
- Vice-Governadoria, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2278, bairro Santa Rita
- Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Fab
- Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, na Avenida Fab, s/n, bairro Central
- Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na Avenida Fab, nº 1295, bairro Central
- Juizado da Zona Norte, no bairro Infraero, e da Zona Sul, no bairro Novo Buritizal
- Defensoria Pública do Amapá, na rua Eliezer Levy, nº 1157, bairro Central
- Prefeituras municipais
- Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Central
- Central Única das Favelas Amapá, na Rua São José, nº 1500, bairro Central
- Polícia Militar do Estado do Amapá, no 1º Batalhão da Zona Sul e Batalhão da Zona Norte, em Macapá
- Corpo de Bombeiros, na Avenida Santana, nº 1815, bairro Central, no município de Santana
- Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Oeste, rua Nove, nº 276, bairro Marabaixo
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações "SOS Rio Grande do Sul". Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!