Com apoio do Governo do Amapá, atleta amapaense disputa Mundial de Atletismo Paralímpico, no Japão
Recordista brasileira e mundial, Wanna Brito vai disputar provas de lançamento de club e arremesso de peso.
A atleta vai competir na categoria F32, nas provas de lançamento de club e arremesso de peso.
Com apoio do Governo do Estado, a paratleta amapaense, Wanna Brito, de 27 anos, irá representar o Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, no Japão, que inicia nesta sexta-feira, 17. A iniciativa integra o Plano de Governo da gestão para promover a participação de atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas do Amapá em competições fora do estado.
A paratleta teve as passagens aéreas custeadas pelo Governo do Estado até o país oriental, onde vai competir nas provas de lançamento de club e arremesso de peso, as quais é recordista mundial na categoria F32, para atletas com paralisia cerebral. A competição é parte da preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
“Para chegar até aqui, eu tive que me dedicar a uma vida nova, viver exclusivamente para isso. É uma oportunidade única que poucos atletas têm de representar o Brasil Mundialmente em uma competição, e me sinto honrada em também ser uma das favoritas da minha categoria e colocar o Amapá em evidência”, enfatizou Wanna.
A atleta começou a competir há 4 anos e ascendeu no cenário mundial em Marrocos e Paris, em 2023, onde conquistou as primeiras medalhas internacionais. Além dos treinos físicos, Wanna recebe acompanhamento psicológico. Apesar de novata, ela demonstra experiência em competições de alto nível, como a que vai disputar no Japão.
“A expectativa está muito grande no Mundial, porque esse ano é o segundo que vou disputar. Como eu estou fazendo resultados muito bons, espero trazer a medalha para o Brasil e para o Amapá. Venho me preparando para momentos como esse todos os dias nos treinos,”, ressalta Wanna.
Mundial de Kobe
O Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, acontece de 17 a 25 de maio. A competição estava marcada para 2021, mas por conta da pandemia de Covid-19, o Comitê Paralímpico Internacional adiou o evento para o ano de 2024. A delegação brasileira é composta por um total de 85 pessoas, entre atletas, atletas-guias, comissão técnica e áreas de apoio.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!