Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Agora temos a chance de recomeçar’, comemorou beneficiada com moradia do Residencial Vila dos Oliveiras

Denise do Carmo, de 30 anos, que perdeu sua residência em fevereiro deste ano, sustenta a família com benefício social.

Por Jamylle Nogueira
14/05/2024 10h47

A família de Denise é assistida pelo programas Bolsa Família

A entrega de 512 moradias do Residencial Vila dos Oliveiras, localizado no bairro Pedrinhas, Zona Sul de Macapá, faz parte das estratégias do Governo do Amapá para ampliar o acesso das famílias de baixa renda à casa própria. A maior parte dos beneficiários vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Denise do Carmo, de 30 anos, é uma chefe de família que perdeu sua residência, localizada no Aturiá, em fevereiro deste ano. Mãe do casal Noah e Arianne, está grávida de 5 meses do terceiro filho e sua principal renda é garantida pelo Programa Bolsa Família.

“Meu esposo e eu enfrentamos situações difíceis: a mais dolorosa foi a perda da nossa casa e a dificuldade aumenta por estarmos desempregados. Estava morando com minha mãe e sustentando minha família com dinheiro do Bolsa” revelou Denise. A jovem relatou que a entrega das chaves foi um dos momentos mais aguardados por ela e seus parentes.

“Agora temos a chance de recomeçar. Tenho fé que em breve, nós estaremos empregados, pois quero dar um futuro melhor para meus filhos. Aqui no Vila é lindo e organizado do jeitinho que sonhei, e é um começo de uma nova vida”, declarou Denise.

As chaves foram entregues pelo governador Clécio Luís, na manhã desta segunda-feira, 13. Este é o segundo residencial entregue pelo Governo do Estado em menos de 1 ano e meio. Em dezembro, mil unidades habitacionais foram entregues nas etapas 3 e 4 do Miracema. Ao todo, são mais de 1,5 mil novas moradias garantidas para a população do Amapá.

Aturiá

O Residencial atende famílias que perderam as casas por conta do avanço do Rio Amazonas, pessoas de demandas dirigidas, definidas em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP-AP), e cidadãos em condição de pobreza ou extrema pobreza, inscritos no CadÚnico, e assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda para Viver Melhor e Aluguel Social do Governo do Amapá.

Os novos moradores receberam apartamentos de 42 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e fornecimento de água tratada e energia de qualidade.

Estratégias

O Amapá é o estado que mais conseguiu retirar famílias da extrema pobreza em 2023, de acordo com análise do Instituto Jones dos Santos Neves, que considerou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD). Os números mostram que entre 2022 e 2023, houve queda de mais de -14% na taxa de extrema pobreza no estado, a maior redução a nível nacional.

Somente em janeiro deste ano, foram destinados R$ 24 milhões para estratégias de combate à fome com recursos de emenda do senador Davi Alcolumbre e da ex-deputada federal e atual secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, por meio do programa Amapá Sem Fome, que atende, prioritariamente, os 13% da população do estado que possuem uma ou nenhuma refeição diária.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp