Governo do Amapá realiza ação de autocuidado e bem-estar para mães internadas no Hospital de Santana
Iniciativa busca promover saúde mental e resgatar autoestima durante os tratamentos de saúde.
Pacientes receberam massagens relaxantes no próprio leito
Nesta segunda-feira, 13, o Governo do Amapá promoveu momentos de autocuidado e relaxamento para mulheres hospitalizadas no Hospital Estadual de Santana (HES). A ação, em homenagem ao Dia das Mães, contou com musicoterapia, massagens, cuidado capilar, penteados e entrega de brindes.
A iniciativa faz parte dos trabalhos de humanização e bem-estar promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para melhorar os atendimentos realizados na rede pública de saúde. As atividades que trabalham a autoestima do paciente, otimizam o tempo de alta hospitalar, segundo o Ministério da Saúde. Para Célia Barros, que está internada com o filho Lucas de 8 anos, a atividade a fez relaxar e esquecer um pouco da internação na unidade hospitalar.
“A gente que é mãe passa uma noite no hospital e no outro dia já está de pé. É uma garra que a gente tem, que é Deus que dá. Infelizmente no Dia das Mães eu não pude aproveitar porque estava no hospital, mas hoje ser surpreendida com esse carinho me deu ânimo para seguir em frente e aguentar esse processo de internação do meu menino”, comentou a mãe do paciente.
Segundo a responsável técnica da psicologia do HES, Jusele Matos, a mulher moderna, além da maternidade, acumula muitas responsabilidades e às vezes acaba negligenciando o autocuidado.“Estamos realizando uma programação para que elas enxerguem a possibilidade de resgatar a beleza feminina, mesmo diante da maternidade que exige de nós, mulheres, muitas atribuições. A ideia é proporcionar um momento que resgate a autoestima e promover a saúde mental dessas mães”, explicou a profissional.
A técnica de enfermagem, Marizete Reis, trabalha há 3 anos no Hospital de Santana, e para ela esse cuidado aproxima mais os profissionais das pacientes.“Eu me senti abraçada, porque todos os dias a gente deixa alguém especial, que nós amamos, para cuidar de outras pessoas especiais para outras pessoas. E aí, de repente, somos surpreendidas com pessoas lindas, com uma música gostosa que invade todo o nosso ser. Só tenho a agradecer por tornar esse fim de dia mais feliz”, agradeceu Marizete.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!