Governo do Amapá abre inscrições para seminário sobre saúde da população LGBTQIA+
Evento acontece nos dias 20 e 21 de maio. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.
Evento promoverá debates e rodas de conversa durante dois dias, em Macapá
Como parte da política de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Amapá abre inscrições para a participação no I Seminário de Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIA + , que ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio, em Macapá. O evento é voltado para gestores, trabalhadores da saúde e membros de conselhos estaduais e municipais de saúde. As inscrições acontecem pela internet.
Para participar, os interessados devem preencher formulário no link e realizar inscrição até o dia 17 de maio. A iniciativa busca capacitar e promover uma saúde mais inclusiva e respeitosa, abordando os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ no acesso aos serviços de saúde e promovendo uma abordagem inclusiva e sensível.
A programação integra a campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma” para combater a Lesbofobia, Homofobia, Transfobia, além do preconceito contra pessoas Queer, Interesexuais, Assexuais, entre outros. Durante o mês de maio, diversas ações voltadas para a capacitação de servidores e o público geral acontecem no estado.
“Nosso objetivo é capacitar profissionais e gestores para compreender, acolher e atender às necessidades específicas da comunidade no âmbito da saúde, promovendo uma rede de atenção mais inclusiva e respeitosa”, explicou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Nilma Pureza.
No primeiro dia de evento, será feita uma dinâmica que irá abordar a relação entre preconceito e inclusão. A programação ainda traz palestra sobre “O SUS e a equidade como percurso de garantia de direitos e promoção de cuidado”, ministrada pelo médico e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Andrey Lemos.
Já no segundo dia haverá mesa redonda, palestras sobre acolhimento, saúde mental, estratégias para promoção à saúde e roda de conversa.
A Política LGBTQIA + reafirma o compromisso do SUS com a universalidade, a integralidade e com a efetiva participação da comunidade. Por isso, ela contempla ações voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, além do incentivo à produção de conhecimentos e o fortalecimento da representação do segmento nas instâncias de participação popular.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!