Governo do Amapá promove Semana da Enfermagem com atividades que valorizam a saúde do trabalhador
Palestras, sorteio de brindes e serviços de autocuidado marcam ação realizada para profissionais de saúde.
No Hospital Mãe Luzia profissionais receberam massagens, drenagem e limpeza de pele
Governo do Amapá promove a Semana da Enfermagem nas unidades hospitalares do estado, com uma programação de palestras, capacitações e atividades de promoção à saúde do trabalhador. A ação, que se estende até o dia 20 de maio, busca a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área, além de ressaltar a importância do papel do enfermeiro na prestação de serviços de qualidade à população.
No Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), a equipe de enfermagem foi atendida com uma ação de bem-estar no ambiente de trabalho. A coordenadora de enfermagem do HMML, Vilma Brito, disse que esse ano as programações estão voltadas para a valorização, cuidado e bem-estar dos servidores.
"Nesta Semana de Enfermagem escolhemos não fazer uma programação científica, devido às inúmeras capacitações e treinamentos que vêm ocorrendo no hospital. Estamos promovendo para nossos profissionais, atividades mais descontraídas e voltadas ao autocuidado, como massagens e limpeza de pele”, explicou a coordenadora.A enfermeira Raquel Paz, que atua há três anos no hospital, aprovou os serviços ofertados. “Amei, a gente se sente valorizado. Essas ações demonstram o quanto a gestão se preocupa com os profissionais”, disse Raquel.
No Hospital da Criança e Adolescente (HCA), a equipe foi recepcionada com musicoterapia e teve acesso à auriculoterapia, técnica terapêutica.A enfermagem tem grande responsabilidade para a saúde. “Os técnicos atuam 24 horas por dia, cuidando dos pacientes e auxiliando os médicos. Estão em constante contato com pessoas e seu trabalho é fundamental. Planejamos esse momento com muito carinho e respeito”, falou a secretária de saúde, Silvana Vedovelli.
O Hospital Estadual de Oiapoque, no extremo norte do estado, o Hospital de Emergências (HE), Hospital Alberto Lima (Hcal) e o Estadual de Laranjal do Jari (Helaja), além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Samu, também terão capacitações e atendimentos para os enfermeiros.
Dia da enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem foi instituído em homenagem a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, na Inglaterra. O trabalho da enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra teve profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços dessa área em nível mundial, sendo considerado um marco na profissionalização da enfermagem moderna.
No Brasil, a data é lembrada desde 1938. E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem também a Ana Nery, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!