‘É o dia mais feliz da minha vida’, diz contemplada com apartamento mobiliado no Residencial Vila dos Oliveiras
A dona de casa, Maria Creuza, faz parte das famílias em vulnerabilidade social beneficiadas pelo Governo do Amapá.
Em seu novo lar, Maria contemplou cada detalhe dos ambientes e eletrodomésticos
A dona de casa, Maria Creuza, de 58 anos, não conteve a emoção ao receber as chaves do apartamento no Residencial Vila dos Oliveiras, na Zona Sul de Macapá, e encontrar o espaço todo mobiliado. Ela é parte das 512 famílias em vulnerabilidade social contempladas com o benefício pelo Governo do Amapá.
Logo ao entrar, Maria ajoelhou e cedeu às lágrimas ao ver a sala, cozinha e os quartos do local com móveis e itens de decoração, como sofá, televisão, cama, guarda-roupa, mesa de jantar, armários, geladeira, fogão e máquina de lavar roupas. A dona de casa também recebeu kits de dormitório e alimentação do Governo do Estado.
“É o dia mais feliz da minha vida, minha filha ficou muito feliz. Nunca imaginei, mas eu tive um sonho e eu via muita coisa bonita. Me perguntava chorando ‘Meu Deus! Como é que eu vou me mudar se eu não tenho cama, não tenho geladeira?’ Serão só bênçãos daqui em diante, já estou ansiosa para fazer a mudança”, declarou Maria.Antes de se mudar para o apartamento, Maria vive há cerca de cinco anos com os cinco netos em uma casa de madeira no bairro Congós, na Zona Sul de Macapá, com condições de extrema vulnerabilidade. Ela tinha uma casa própria na orla do Aturiá, no bairro Araxá, mas perdeu tudo o que tinha para a força do rio Amazonas.
“Fui passando de casa em casa, não tinha dinheiro para pagar o aluguel, morava de favor, aí eu vim para cá. Aqui que eu fiquei”, lembrou Maria. agora em seu novo lar, onde contemplou cada detalhe dos ambientes e eletrodomésticos.
A secretária de Estado da Habitação, Mônica Dias foi quem entregou as chaves para Maria. Segundo a gestora, cada novo morador que chega ao Vila dos Oliveiras dá início a uma nova história.“As famílias chegando aqui é um momento tão gratificante tanto para nós que estamos vivendo todo esse processo aqui, a equipe de plantão social acolhendo essas famílias, as famílias se sentindo parte desse novo espaço. É um momento que a gente chama de virada de vida para essas famílias, que vencem vivendo com dignidade”, ponderou a secretária.
Complexo do AturiáA obra do Residencial Vila dos Oliveiras é a primeira etapa da urbanização do Complexo do Aturiá, que prevê a revitalização total da área, com estruturas para espaços turísticos de convívio, lazer e contemplação do Rio Amazonas e conta com emendas do senador Davi Alcolumbre.
O residencial atende famílias que perderam as casas por conta do avanço do Rio Amazonas, pessoas de demandas dirigidas, definidas em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP-AP), e cidadãos em condição de pobreza ou extrema pobreza, inscritos no CadÚnico, e assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda para Viver Melhor e Aluguel Social do Governo do Amapá.
Os novos moradores ganharam apartamentos com 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e fornecimento de água tratada e energia de qualidade. O residencial possui também espaços de lazer e educação como academia ao ar livre, quadra coberta e creche.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!