Seed discute com Polícia Civil providências contra furto de documentos
A Controladoria Geral do Estado e a Procuradoria Geral também participaram
A Secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reuniu na tarde desta segunda-feira, 17, com a delegada geral de Polícia Civil e a Controladoria Geral do Estado (CGE). O encontro foi para discutir medidas a serem adotadas pela Seed com relação ao furto de documentos e equipamentos levados do interior da secretaria nesta madrugada. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) também participou do encontro.
Segundo relatos de pessoas que trabalham nas salas que foram invadidas, foram levados documentos e processos de repasses estaduais e federais. Também foram furtados dois notebooks, utilizados por técnicos do Tribunal de Contas do Estado. Outros objetos, incluindo uma máquina de scanner, orçada em cerca de R$ 8 mil, não foram furtados.
O corregedor geral, Otni Miranda de Alencar Júnior, destacou a ampliação na digitalização dos processos. “Sugerimos aumentar a digitalização dos processos da Seed e guardar esses arquivos em nuvem, protegidos pelo Prodap, dando mais segurança aos dados da secretaria”, ressaltou.
Outra medida pontuada pelo corregedor foi o de criação de manuais de execução dos programas executados pela Seed. “Vamos sentar junto com a secretaria para juntos trabalharmos instruções normativas visando melhor execução de programas como de merenda escolar e transporte, o que vai facilitar a prestação de contas no final desses processos”, pontuou.
O momento também foi de mapear as fragilidades da secretaria e definir estratégias mais amplas para blindar os processos internos de controle e monitoramento da Seed.
“Além de apurar as responsabilidades administrativas, vamos começar a trabalhar medidas de corrupção na educação, capacitar pessoas e melhorar processos. Esse momento é para fortalecer e integrar as ações de governo”, ressaltou a secretária Goreth.
Um vigilante estava de plantão no momento no acontecido, mas que disse não ter ouvido ou visto nada. Foi registrado Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e a polícia Técnico-Científica (Politec) esteve no local para realizar a perícia. Simultaneamente, a ocorrência também foi comunicada à Polícia Federal por se tratar de documentos referentes à recursos federais.
“Todos os meios legais foram tomados pela secretaria. Nosso setor de inteligência está investigando o caso e esperamos que recuperar esses documentos o mais breve possível”, disse a delegada geral de Polícia Civil, Maria de Lourdes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!