Governo do Amapá promove feiras de literatura infantil e artesanato indígena na Fortaleza de São José de Macapá
Programação, que celebra o Dia Internacional dos Museus, neste sábado, 18, reuniu visitantes no maior ponto turístico do estado.
Evento incentivou a cultural local e promoveu oportunidades para empreendedores indígenas do estado
No Dia Internacional dos Museus, celebrado neste sábado, 18, o Governo do Amapá levou uma programação especial para dentro da Fortaleza de São José de Macapá, com feiras de literatura infantil e de artesanato indígena. A iniciativa, que promove a valorização da cultura e do empreendedorismo local, chamou a atenção de quem visitou o maior ponto turístico do estado.
No local, foram apresentados trabalhos de mais de 20 escritores amapaenses que produzem poesias, contos, crônicas e lendas. Na oportunidade, os povos originários do estado puderam comercializar brincos, pulseiras e colares, feitos de materiais retirados da floresta como caroços, folhas, penas e cipós. Recém-chegada do estado de Tocantins, a química Andréia Cintra, de 38 anos, ficou maravilhada com as peças produzidas por mulheres indígenas do Amapá.
“Eu estou encantada em ver os animais e outros elementos do estado sendo representados em joias. Eu não conhecia este tipo de artesanato e realmente vale a pena conhecer. É muito bonito”, destacou a visitante. Para facilitar o acesso ao público, as novidades foram incluídas no roteiro das visitas guiadas à Fortaleza de São José. O momento também contou com a exposição de uniformes e equipamentos usados pelos guardas territoriais na época do território, além de fotografias e um livro com relatos sobre o primeiro órgão de segurança pública amapaense.
De acordo com a gerente do museu da Fortaleza de São José, Flávia Souza, a iniciativa do Governo do Amapá em levar programações para dentro do maior monumento histórico do estado, em uma data tão representativa, é algo que estimula e fortalece a cultura amapaense.
“O papel que o Governo do Amapá vem realizando tem sido muito importante para promover o acesso à cultura nas mais diversas formas de abordagem. Hoje, que é um dia especial, nós estamos tendo uma feira de artesanato indígena, que traz a biodiversidade carregada de ancestralidade. Com a feira literária e a exposição sobre a Guarda Territorial, oferecemos experiências únicas de cultura aos nossos visitantes”, pontuou a museóloga.
Dia Internacional dos Museus
A data é comemorada, anualmente, no dia 18 de maio e busca incentivar o hábito de visitar e apreciar os museus, que são espaços culturais onde são apresentadas exposições culturais e artísticas sobre os mais variados temas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!