3ª Semana Amapá África: alunos da rede estadual são premiados em concurso de redações sobre cultura afro-amapaense
No evento apoiado pelo Governo do Estado, estudantes se inspiraram nas raízes da história e cultura do Amapá para produção dos textos.
Evento contou com participantes do continente africano, europeu e de várias matrizes africanas do estado
Na terça-feira, 21, a programação da 3ª Semana Amapá África, apoiada pelo Governo do Amapá, foi marcada pela premiação das redações de três alunos de escolas estaduais no concurso temático "Educação, Cidadania e Sustentabilidade: identidade negra amapaense sob o olhar do meu lugar". A produção dos textos busca incentivar o conhecimento e o reconhecimento da identidade e cultura afro-amapaense no ambiente escolar.
Os estudantes e professores do 1º, 2º, e 3º lugar receberam tablets, enquanto as instituições de ensino receberam uma caixa amplificada cada, totalizando 9 prêmios distribuídos. Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Resgatando a história e cultura do Amapá, composta por traços de povos afrodescendentes, a redação da aluna Jhenifer Lobato, de 18 anos, da Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, de Macapá foi a grande vencedora do prêmio. A jovem contou que a experiência serviu para aprender um pouco mais sobre a própria história de vida."Eu fui tentando buscar a raiz da história do Amapá, que tem como um dos personagens, o povo negro. Estou bem honrada por estar entre as finalistas e estar aqui hoje nessa programação", afirmou a aluna. O segundo colocado foi o aluno Everton Santos, de 17 anos, da Estadual Quilombola Daniel de Carvalho localizada, no distrito da Pedreira, de Macapá, e o terceiro lugar ficou com a aluna Alessandra Ardasse, da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, também na capital.
A secretária de políticas educacionais da Seed, Antônia Andrade, ressaltou a importância do evento, destacando que a produção textual dos alunos sobre a cultura e história afro amapaense é essencial para a formulação de políticas públicas, principalmente na área educacional, que devem ter como foco a humanidade e as diversas populações que constituem o território brasileiro e mundial.
“O Governo do Estado se sente agraciado por contribuir no evento com participantes tanto do continente africano, quanto do continente europeu e de várias matrizes africanas do estado. Premiamos os nossos alunos que com certeza vão sair mais conhecedores de sua importância nesse processo e sobre a história de nossas origens”, ressaltou a secretária.
CooperaçãoDesde o último domingo, 19, o estado celebra a 3ª Semana Amapá África, em um evento que promove o debate e a discussão no território brasileiro sobre a cultura africana e suas raízes no estado. A realização do concurso de redação se deu a partir do termo de cooperação entre a Academia de Batuque e Marabaixo e Seed.
O representante da entidade, José Raimundo Sousa de 66 anos, conhecido como "Do Sacaca", disse que o evento estimula o aluno e os ajuda na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"Todos os alunos ganham independente de quem leva a premiação, porque todos vão ter conhecimento da nossa história, da nossa cultura, e conhecimento não se perde. Todo o tempo a pessoa vai usar daquilo que ela está utilizando dentro desse concurso", enfatizou Sacaca.
A Semana Amapá África, segue até sábado, 25, ocasião que será comemorado o Dia Mundial da África. O encerramento será realizado com um grande show cultural na sede da União dos Negros do Amapá, no bairro Laguinho, em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!