Governo do Amapá realiza programação para celebrar Semana das Práticas Integrativas e Complementares
Atividades buscam promover a saúde integral de profissionais do Cerpis.
Entre as ações, estão oficinas de relaxamento, musicoterapia e homenagens pelo cuidado exercido
O Governo do Amapá promove, até o dia 24 de maio, uma programação especial para celebrar os profissionais do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (Cerpis), em Macapá. A ação busca proporcionar aos trabalhadores as atividades que diariamente são oferecidas aos pacientes.
Entre as ações, estão oficinas de relaxamento, musicoterapia e homenagens pelo cuidado exercido. A prática dos tratamentos auxilia na prevenção de doenças, como depressão, hipertensão, síndromes musculoesqueléticas, insônia e enxaqueca, além de contribuir para a diminuição e o controle da dor.
Segundo a diretora do Cerpis, Ângela Loureiro, as atividades são realizadas para incentivar a prática de terapias que tratam o indivíduo de forma global, além de investir no cuidado e saúde do trabalhador.
“Os profissionais da saúde acabam cuidando tanto do outro, que por vezes esquecem de cuidar de si, e acabam não utilizando os próprios recursos que estão disponíveis no centro. Por isso, esse ano pensamos em uma programação para o cuidado de quem cuida, então buscamos difundir nossos serviços entre os servidores e promover a integração entre eles”, explicou a diretora. Na programação desta terça-feira, 21, os profissionais foram estimulados a pensar na importância da vitalidade, através de uma dinâmica promovida pelo fisioterapeuta e quiropraxista, Darlen Cardoso.
“Estamos com a proposta de falar um pouquinho sobre a vitalidade para deixar o corpo bem, de dentro pra fora, e mostrar para todos os nossos colegas como é bom ter uma qualidade de vida. Muitos profissionais da saúde tem alterações emocionais e físicas porque não tem a prática do autocuidado, então, nosso objetivo é plantar a ideia de que precisamos começar a cuidar da saúde, e não da doença”, detalhou Cardoso.A técnica de enfermagem, Rosinete Almeida enfatizou a importância de momentos voltados para a valorização do trabalhador, que pela rotina da assistência acaba se negligenciando.
“É muito importante os servidores participarem dessa programação, porque as práticas integrativas, apesar de estarem completando 18 anos inseridas dentro do atendimento ofertado pelo SUS, ainda parece ser algo muito novo, e são práticas que realmente ajudam na melhora da saúde mental, emocional, e na própria saúde do corpo”, comentou a profissional. Os servidores do Cerpis e pacientes ainda terão palestras, oficinas de relaxamento, automassagem, técnicas de respiração e outros serviços.
Confira a programação dos próximos dias:
- Quinta-feira, 23 de maio
14h30 - Palestra "Fibromialgia: um olhar psicoemocional e mudanças no estilo de vida"
Público alvo: Usuários fibromiálgicos e servidores do Cerpis
15h30 - Intervalo
15h45 - Oficina de relaxamento e automassagem
- Sexta-feira, 24 de maio
9h - Oficina "Respiração e Relaxamento"
09h45 - Intervalo
10h - Musicoterapia
10h30 - Homenagem aos servidores do CERPIS pela produção 2023
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!