Governo do Amapá implanta linha de cuidado para adultos com HIV e Aids, em Pedra Branca do Amapari
Com serviços e capacitações de profissionais no município, a iniciativa vai facilitar o acesso e fortalecer a adesão do tratamento contra a doença.
Ações são coordenadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS)
O Governo do Amapá implantou nesta quinta-feira, 23, em Pedra Branca do Amapari, uma linha de cuidado para adultos com o vírus HIV, principal causador da síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids). A iniciativa descentraliza os serviços de saúde para a doença, levando para as unidades hospitalares do município o tratamento e o cuidado contínuo, desde o primeiro contato com o paciente até a assistência de pequena e média complexidade.
Até o dia 27 de maio, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos entre outros profissionais de saúde municipais passam por capacitação de como abordar pessoas vivendo com o vírus, manuseio de testes rápidos até o processo do acompanhamento clínico e a dispensação do medicamento antirretroviral.
"A ampliação do serviço na Atenção Primária de Saúde, que é a porta de entrada do atendimento em saúde, é importante principalmente por facilitar o acesso da população ao serviço, e fortalecer as campanhas de prevenção, incentivo ao diagnóstico precoce e tratamentoao do vírus", ressaltou a gerente do Núcleo de Epidemiológica da SVS, Anna Byatriz.
O treinamento é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) e ocorre no Centro de Convenções do município.Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque já realizam o atendimento descentralizado por meio da linha de cuidado, onde os profissionais de saúde foram treinados antes de iniciar o serviço.
“Pedra Branca é o quinto município do estado a implantar essa linha de cuidado voltada para pessoas vivendo com HIV/Aids, nossa meta é que a ampliação do serviço ocorra gradativamente a partir de junho de 2024”, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka. HIV e AIDS
O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico e deixa o organismo sem defesa contra outras infecções, provocando a imunodeficiência humana. O vírus vai incapacitando o sistema imunológico da pessoa, permitindo que ela desenvolva outras doenças, que são chamadas de oportunistas.
Quando isso acontece é que a pessoa desenvolve a AIDS. Ou seja, a diferença entre HIV e aids, é que HIV é o vírus que pode provocar a aids.
Registros
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Amapá, em 2023, 539 pessoas foram diagnosticadas com HIV/AIDS no estado. Este ano, até o mês de maio, 138 casos foram registrados.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!