Governo do Amapá realiza campanha educativa em escolas de Macapá e Santana para prevenção de incêndios florestais
Ação faz parte do curso de formação de novos soldados e integra o plano de prevenção de queimadas para o segundo semestre do ano.
A iniciativa está sendo coordenado pela Academia Bombeiro Militar
Com a chegada do verão amazônico a partir do segundo semestre do ano, período marcado pelo baixo volume de chuvas, o Governo do Amapá está realizando uma campanha educativa em escolas de Macapá e Santana para orientar estudantes sobre formas de prevenir e combater a ocorrência de queimadas em áreas rurais e urbanas.
Nesta quinta-feira, 23, o trabalho educativo foi levado para a Escola Estadual Quilombola Lagoa dos Índios, no bairro Goiabal, onde estuda Francinny Aghata Silva, de 10 anos. A menina conta que gostou do que aprendeu e vai repassar o aprendizado para todos que conhece.
“Achei bem legal, porque eu aprendi que não pode tocar fogo na floresta, pois faz mal para os bichinhos, para a gente e para o meio ambiente. Agora que eu sei disso, vou falar para o papai, para a mamãe, para todo mundo”, disse a estudante. A iniciativa está sendo coordenado pela Academia Bombeiro Militar (ABM), como parte do curso de formação de novos soldados do Corpo de Bombeiros do Amapá. No total, 250 alunos da corporação foram mobilizados para participar da campanha educativa.
“Esta ação faz parte da disciplina de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, onde os soldados realizam palestras e oficinas para crianças e adolescentes mostrando que prevenir é a melhor opção, ainda mais quando a gente pensa no segundo semestre do ano, em que são registrados muitos focos de incêndio no estado”, destacou a subtenente Cecília Barbosa, instrutora do curso.
Para a aluna do curso de formação, Raynara Araújo, de 23 anos, a campanha educativa está sendo importante para compartilhar com os jovens orientações sobre como prevenir e combater focos de incêndio.“Quando você começa a trabalhar essa sensibilização desde a base, quando se torna adulta é mais fácil de ter essa prevenção. Nós passamos prevenções básicas, coisas que eles podem falar para os pais, família e amigos, como, por exemplo, ensinar que é errado tacar fogo em lixos, principalmente, próximo a matos secos. Esse e outros cuidados básicos que podem fazer grande diferença na nossa atuação e na vida da população também”, destacou a aluna do curso de formação.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!