Governo do Amapá leva orientações sobre plantio de mandioca para 100 agricultores na Região dos Lagos
Atividade contou com palestras, demonstrações de técnicas e tratos culturais da planta.
Produtores contararam com apoio técnico do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá
O Governo do Amapá promoveu uma capacitação de plantio de mandioca para 100 agricultores familiares da Região dos Lagos. A ação ofereceu informações acerca das tecnologias e manejos utilizados e integra a política de incentivo do Plano de Governo para estimular o crescimento e fortalecer a mandiocultura no estado. A atividade foi realizada na quinta-feira, 23.
O momento contou com palestras sobre produtividade, demonstrações de técnicas de multiplicação rápida de mudas de manivas, preparo de área, adubação e a verticalização dos produtos feitos de mandiocas. Os produtores rurais tiveram orientação técnica dos profissionais do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
“A ação tem como objetivo saber quais foram os procedimentos que utilizaram e principalmente descobrir as dificuldades que eles estão enfrentando para expandir seu processo produtivo. Pegamos exemplos de sucesso e replicamos para outros agricultores, para eles mostrarem a riqueza que nossa terra tem”, ressaltou o diretor-presidente do Rurap, Dorival Santos.
Avanços
Em um ano e meio de gestão, o Governo do Estado capacitou produtores com métodos de multiplicação rápida de mudas de mandioca, criou o 1º Banco de Sementes no município de Serra do Navio e enviou de forma emergencial mais de 500 mil sementes de mandioca às comunidades indígenas afetadas pela crise fitossanitária nos plantios de mandioca no Amapá.
Além disso, com apoio do gestão estadual, quatro famílias bateram o recorde de colheita média da planta, chegando a 90 toneladas por hectare de mandioca do tipo Jurará. A conquista superou a média nacional de 15 toneladas por hectare, e a do Amapá de 10 toneladas por hectare.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!