Governo do Estado apresenta programas 'Selo Amapá' e 'Minha Primeira Empresa' para novos empreendedores
Ação de orientação foi promovida durante a Semana do MEI, realizada pelo Sebrae-AP.
Selo Amapá e Minha Primeira Empresa foram destaques de incentivo para quem pretende investir
O Governo do Estado participou da programação da Semana do MEI, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP). Os programas "Selo Amapá" e "Minha Primeira Empresa" foram destaques de incentivo para quem pretende investir no próprio negócio.
Técnicos da Agência de Desenvolvimento do Amapá apresentaram os aspectos legais dos programas. A coordenadora de Políticas Públicas Setoriais da instituição, Elen Pinheiro, falou sobre o cenário atual das empresas certificadas com o Selo Amapá, o processo e a importância de valorizar um produto 100% amapaense.
Atualmente o Selo Amapá está em 1.141 produtos de 204 empresas e para receber essa certificação, o empreendimento precisa produzir, processar e embalar a produção dentro do estado.
"No caso da produção, ele tem que ter insumos que sejam amapaenses. A agência Amapá tem hoje um sistema que a pessoa pode fazer tudo da casa dela. Só acessar o sistema do Selo Amapá, que lá tem todas as informações e o link de acesso”, conta a coordenadora.
A certificação emitida pelo Governo do Estado garante o uso de matéria-prima amapaense e é um indicativo de que a produção respeita o controle de qualidade e as leis ambientais e trabalhistas.
Entre os itens já certificados com o Selo Amapá, estão: farinha e goma de tapioca, móveis, materiais de construção, mel, sorvete, picolé, polpas de açaí, pimenta, entre outros.
Para o diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência Amapá, Egídio Pacheco, essa é uma oportunidade de não somente apresentar o produto que já possuem, mas ampliar o conhecimento acerca do programa e certificar mais empresas.
"Nosso objetivo aqui é apresentar o produto que nós temos lá na agência, que está dentro do programa, que é justamente a certificação de origem promovida pelo Selo Amapá. Então queremos ampliar esse conhecimento do programa para que novas empresas possam certificar seus produtos e falar um pouco sobre os benefícios que o programa nos oferece para quem adere”, explica Pacheco.
Dentre os participantes estava o almoxarife, Hélio de Deus, que estava em busca de orientação para iniciar a própria empresa e já planeja começar o processo de abertura da MEI e a certificação pelo Selo Amapá.
“Eu tenho o desejo de ter um produto que possa ser aceito no mercado, e vim atrás de conhecimento de como desenvolver e entender mais sobre o Selo Amapá, que vai dar uma bagagem para o que a gente quer desenvolver. Fiquei muito satisfeito com o que eu conheci aqui, quero agradecer pela oportunidade e espero assim, continuar com esse trabalho e colocar meu produto, que é uma farofa, no mercado”, disse o empreendedor.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!