Governo do Amapá reúne moradores e estudantes do conjunto Macapaba em caminhada contra o abuso infantil
Mais de 300 pessoas participaram da ação, que faz parte da campanha Maio Laranja.
A caminhada é uma forma de unir os moradores e, especialmente, o público infantojuvenil
O Governo do Amapá realizou a primeira caminhada "Maio Laranja" do Conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá. Ação, promovida na sexta-feira, 24, marca a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.
Com faixas e balões, as famílias e alunos de escolas estaduais da região, alertaram a população sobre a importância dos cuidados com as crianças e adolescentes, além de informar os meios de comunicação disponíveis de denúncia, como o "Disque 100" e conselhos tutelares.
De acordo com a coordenadora do Plantão Social do Macapaba, Gleice Barbosa, a caminhada é uma forma de unir os moradores e, especialmente, o público infantojuvenil do habitacional, para lutar contra este tipo de violência.
"Essa campanha tem como intuito chamar a atenção de pais e da população em geral, muitas vezes os abusos ocorrem de forma silenciosa, e é praticado por pessoas muito próximas das crianças e jovens, por isso, precisamos estar alertas aos sinais e em casos suspeitos, denunciar às autoridades para que as medidas cabíveis sejam tomadas", reforçou a coordenadora.
Cerca de 300 pessoas entre moradores, alunos, professores das escolas estaduais Marly Maria e Antônio Munhoz, além de técnicos do Plantão Social do Macapaba percorreram as principais ruas do residencial, com faixas e cartazes com frases de alerta contra os abusos.
Também foram distribuídas cartilhas com orientações e informações sobre onde e como denunciar. A dona de casa, Georgetti Carvalho, acompanhou a caminhada e falou sobre a orientação que os pais devem dar às crianças e adolescentes.
"Alertar nossos filhos, ter uma conversa aberta, é importante para que eles saibam o que é abuso, e campanhas como essa ajudam a disseminar essas informações, na escola e em toda a comunidade. A união de todos é fundamental para garantir a proteção e os direitos da população infantil”, relatou a moradora.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Habitação, Plantão Social do Conjunto Macapaba, em parceria com as escolas estaduais Marly Maria e Antônio Munhoz e dos conselhos tutelares.
Denúncias
O Disque 100, é um serviço mantido para registro e encaminhamento de denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes. Pode ser acionado por qualquer cidadão e é sigiloso sem ser necessário qualquer identificação na denúncia.
Confira como foi a Caminhada Maio Laranja, no Conjunto Macapaba:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!