Ueap leva cursos para desenvolver a liderança em mulheres das zonas rurais do município de Amapá
O projeto de extensão da universidade estadual trouxe orientações voltadas à área de alimentos, usando produtos locais.
As capacitações iniciaram no distrito do Piquiá, e eram uma demanda solicitada pelas famílias
Para incentivar a liderança feminina em dois assentamentos rurais localizados no município de Amapá, o projeto "Florescer Agro: o protagonismo feminino de mulheres rurais", desenvolvido por acadêmicos do campus Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), ofertou diferentes cursos para despertar a vocação empreendedora desse público.
O fortalecimento do ensino superior e o retorno para as comunidades onde a universidade está inserida é parte das medidas do Plano de Governo da atual gestão. A Região do Lagos vem recebendo investimentos para ampliar pesquisas, conhecimentos e aplicar com os moradores locais.
As capacitações, que iniciaram no distrito do Piquiá, já eram uma demanda solicitada pelas famílias. Uma equipe, composta por integrantes do projeto, bolsistas e técnicos dos laboratórios do curso de engenharia agronômica, levou minicursos sobre a importância do papel de mulheres rurais, beneficiamento de hortaliças, elaboração de conservas de pescado e de boas práticas na manipulação do açaí.
"É necessário entender e compreender as atividades desenvolvidas pelas mulheres rurais. As mesmas desempenham um papel como protagonistas em sua propriedade, em sua comunidade e na manutenção da família e, na maioria das vezes, não se observam dentro do processo. Assim, é necessário avançarmos no debate sobre a participação delas, não apenas como coadjuvantes", explicou a coordenadora do projeto, a professora doutora Alana Soares.
Na ocasião, as mulheres das zonas rurais puderam não apenas participar da capacitação, mas também socializar as experiências de vida, indicar a necessidade de novos cursos, além de outras contribuições para o projeto.
A extensão universitária proporcionou a difusão e construção do conhecimento para ambos os atores presentes na ação - comunidade e universidade -, beneficiando e desenvolvendo habilidades.
"O projeto proporcionou a extensão dos conhecimentos para além dos muros da universidade, beneficiando de forma direta, através dos cursos, a comunidade”, disse a bolsista e acadêmica do 8° período do curso de agronomia do Campus Território dos Lagos, Maria Eliene.
Uma das grandes vantagens da ação também foi o fato de as mulheres, moradoras da comunidade rural, não precisarem se deslocar para terem acesso à qualificação. Como é o caso de Helena Martins, que comemorou a vinda do projeto e contou que a iniciativa foi muito esperada por todas as mulheres da região.
"Todas as participantes vivenciaram e participaram e foi uma coisa muito bem articulada e envolvente, tanto que na hora do almoço ninguém saiu para comer, todo mundo foi ficando ali, almoçando juntos e fazendo as conservas do pescado e camarão e todo procedimento para bater o açaí”, relatou Helena.
A próxima ação do Florescer Agro está prevista para ocorrer no final de junho, na comunidade Cruzeiro, também localizada no município de Amapá. No encontro serão ofertados minicursos, que vão trazer orientações sobre a elaboração de farofas regionais e fabricação de iogurte com frutos locais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!