Com apoio do Governo do Amapá, agricultores aprendem técnicas de plantio para produção de mandioca em grande escala
Programação faz parte do ‘1º Dia de Campo’, e até o momento contemplou mais de 130 trabalhadores.
Iniciativa fortalece a agricultura familiar e a geração de renda
O Governo do Amapá está levando para as zonas rurais do estado técnicas de plantio e manejo de mandioca em grande escala. A iniciativa, até o momento, contemplou mais de 130 agricultores familiares da Região dos Lagos e dos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene.
A ação faz parte do 1º Dia de Campo, projeto coordenado pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). Durante a atividade, foram levadas informações sobre tecnologias e manejos utilizados para estimular o crescimento da planta, fortalecendo a mandiocultura em todo o estado.
A agricultora Almerinda Silva, de 55 anos, moradora da Comunidade do Piquiá no retiro de São Sebastião, ressaltou que as novas técnicas estão gerando resultados positivos na plantação.
“Esse incentivo é muito importante para todos nós, agricultores, pois já temos bons resultados no plantio. Com o aprendizado, conseguimos uma produção maior e com produtos de qualidade para a mesa do consumidor”, afirma Almerinda.
Na ocasião, os agricultores também participaram de palestras sobre produtividade, demonstrações de técnicas de multiplicação rápida de mudas de manivas, preparo de área, adubação e a verticalização dos produtos feitos de mandiocas.
“Esse deslocamento até os produtores é muito produtivo para o Estado e para eles, pois permite capacitar coletivamente todos os multiplicadores da economia rural. Além disso, transforma a realidade de muitos com o crescimento da produção e o desenvolvimento sustentável”, enfatizou o diretor do Rurap, Dorinaldo Santos.Horticultura irrigada
Os agricultores também aprenderam técnicas de irrigação para potencializar as áreas de plantio. Técnicos do Rurap fizeram a instalação dos sistemas de irrigação por gotejamento para os produtores rurais contemplados na chamada pública do programa “Amapá Mais Produtivo”, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A otimização dos serviços na área rural fortalece a agricultura, aumenta a qualidade e a produção e mitiga os efeitos do déficit hídrico e de veraneio na produção de hortaliças.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!