Governo do Amapá e FNDE realizam visita técnica para auxiliar prestação de contas de escolas, em Tartarugalzinho e Pracuúba
Visita faz parte do projeto 'FNDE Chegando Junto', que irá percorrer todos os municípios do estado.
Diretores escolares dos municípios puderam tirar dúvidas sobre programas federais e formas de destravar recursos
O Governo do Amapá e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) visitaram os municípios de Tartarugalzinho e Pracuúba nesta segunda-feira, 27, para promover a prestação de contas das escolas da rede pública. O encontro faz parte do projeto 'FNDE Chegando Junto', e contou com consultorias, inspeções técnicas e escutas em benefício dos estudantes e profissionais.
Durante a ação, diretores escolares dos municípios puderam se consultar individualmente com técnicos do FNDE, além de tirar dúvidas sobre programas federais e formas de destravar recursos. A caravana também se reuniu com os prefeitos, vereadores e secretários das localidades para identificar as principais demandas da educação.
A visita foi acompanhada pela secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, e pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. Na ocasião, a chefe da autarquia ressaltou o objetivo de acelerar a resolução de conflitos burocráticos das escolas públicas.
“Esta é a primeira vez em que o FNDE faz visitas diretamente nas localidades, e o Amapá é o único em que iremos visitar todos os municípios. A reunião Norte é estratégica para o Brasil, porque historicamente é a que recebeu menos investimentos. Queremos mudar este cenário, e juntos conseguiremos”, afirmou a presidente Fernanda.Durante as reuniões, a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, explicou como a comitiva conseguiu sanar impasses burocráticos que atrasavam o desenvolvimento educacional dos municípios.
“A iniciativa inaugura um novo momento na educação do Amapá, pois, com mais recursos, as escolas poderão ofertar atividades e conforto para os estudantes. Todas essas funcionalidades estavam travadas devido a problemas que surgiram há décadas”, ressaltou a secretária.
Um destes impasses era a construção de uma quadra escolar no município de Pracuúba, que com o aumento da inflação e a troca de gestores, nunca foi concluída. A partir do encontro, o FNDE analisou a demanda da comunidade e anunciou o repasse de R$ 50 mil para a finalização da obra.
“A quadra é um anseio antigo da nossa comunidade, e a finalização da obra vai nos ajudar a promover várias atividades. Além disso, na reunião com o FNDE conseguimos garantir que o município de Pracuúba será incluído em novos pactos de construção de escolas do Governo Federal”, comemorou o prefeito de Pracuúba, Junior Leite.
As visitas do projeto ‘FNDE Chegando Junto’ seguem nesta terça-feira, 28, em escolas de Macapá, e em seguida no mês de junho, no município de Oiapoque.FNDE Chegando Junto
A iniciativa foi lançada no estado em 25 de março deste ano, e ensina aos gestores escolares as regras e a execução dos programas federais de Alimentação Escolar, Transporte, Livro Didático, e Dinheiro Direto na Escola.
Com as capacitações, os diretores e secretários terão um auxílio maior na hora de regularizar os documentos e enviar para a análise da autarquia. Na prática, essa iniciativa irá resultar em mais recursos para as escolas, que poderão investir em manutenções, reformas, alimentação e outros gastos importantes para o conforto dos profissionais e estudantes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!