SOS Rio Grande do Sul: equipe de especialistas em resgate enviada para atuar nas ações de salvamento retorna ao Amapá
Governo do Estado ainda mantém seis profissionais, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, no Sul do país.
Equipe de especialistas em salvamento retornam ao Amapá, após duas semanas realizando ações de resgate no Rio Grande do Sul
Nesta quarta-feira, 29, o Governo do Amapá recepcionou 14 militares do Corpo de Bombeiros que retornaram do Rio Grande do Sul, após duas semanas atuando em ações de salvamento nas áreas atingidas pela enchente. O trabalho de resgate da equipe amapaense foi concentrado em zonas de deslizamento de terra e soterramento, no município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
“A gente não poderia deixar de ajudar a população do Rio Grande do Sul neste momento tão crítico. Com a equipe de especialistas que levamos para lá, o Governo do Estado avalia com êxito a missão de resgatar pessoas que estavam ilhadas na inundação”, destacou o coronel Alexandre Veríssimo, comandante do Corpo de Bombeiros Militar.
De acordo com o major Aderaldo Leite, comandante da equipe que esteve no Rio Grande do Sul, a chegada dos especialistas amapaenses, no estado gaúcho, foi fundamental para auxiliar em diversas ações.
“Logo que chegamos em Porto Alegre, nós ajudamos no transporte de pacientes que estavam fazendo Tratamento Fora de Domicílio [TFD], levando-os até Florianópolis. Também auxiliamos no recebimento e entrega de cestas básicas. Mas o nosso foco foi a região de Bento Gonçalves, onde concentramos as operações de procura às pessoas desaparecidas, pois a cidade foi bastante afetada por deslizamentos”, explicou o major.
Em Bento Gonçalves, a equipe de especialistas conseguiu localizar o corpo de duas pessoas que estavam desaparecidas. O equipamento tecnológico disponibilizado pelo Governo do Amapá foi fundamental para a efetividade das ações.
Para o cabo André Belo da Costa, de 42 anos, que esteve na missão, a sensação de poder ajudar a população foi gratificante. O militar é especialista em salvamento terrestre.
“O sentimento é de orgulho por ter recebido a oportunidade de ajudar o nosso povo do Rio Grande do Sul, que está passando por uma situação muito difícil. O que aconteceu lá realmente foi uma coisa bem absurda, mas com a ajuda de todos, eles vão conseguir se reerguer”, pontuou o bombeiro. Equipe no Rio Grande do Sul
Após o retorno dos 14 militares, o Governo do Amapá segue com seis profissionais, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, no Sul do país, para ajudar na coordenação da ocupação dos abrigos e na distribuição de alimentos.
Do Oiapoque ao Chuí
Desde que o Rio Grande do Sul foi afetado pelas fortes chuvas e as enchentes que vitimaram a população gaúcha, o governador Clécio Luís determinou ações de assistência e apoio humanitário para o Sul do país. Além do envio dos militares do Corpo de Bombeiros especialistas em salvamento e resgate, com equipamentos e veículos, foi iniciada a campanha solidária do "Oiapoque ao Chuí" com arrecadação de doações de entidades públicas, privadas e da população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!