Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado lança estratégias de enfrentamento a LGBTfobia no Amapá

Conjunto de medidas foi anunciado nesta quarta-feira, 29, na Defensoria Pública do Estado.

Por Cristiane Nascimento
29/05/2024 14h40

O evento fez parte das ações da campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma” do Governo do AmapáO evento fez parte das ações da campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma” do Governo do Amapá

Encerrando o mês de luta contra a LGBTFobia, o Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 29, um pacote de iniciativas voltadas ao enfrentamento do preconceito contra a população LGBTQIA+. O evento, realizado no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE) faz parte das ações da campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma”.

A programação, coordenada pela Comissão Especial de Promoção e Direitos Humanos de LGBTQIA+ em parceria com o Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA-LBTI), DPE e o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil), objetiva promover a inclusão e o respeito à diversidade, fortalecendo as políticas públicas de direitos humanos no Amapá. 

Uma das ações anunciadas foi a instalação de placas, em órgãos públicos, informando que discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero, é crime, previsto em lei.

"Hoje você discriminar alguém por orientação sexual e identidade de gênero é um crime inafiançável e as pessoas precisam aprender a se limitar nas suas opiniões e no atendimento, principalmente nas repartições públicas. Então a gente consegue, no dia 29, encerrar o mês de combate a LGBTfobia, mas deixando bem firmado, no Governo do Amapá e para o movimento LGBT, essa luta é diária por uma sociedade mais justa, igualitária”, destacou o presidente da Comissão de Promoção da Cidadania LGBTQIA+, André Lopes.

"Esse trabalho de combate à LGBTfobia já é realizado de maneira constante, não basta punir os infratores é preciso conscientizar a população para erradicar de vez esse é outros preconceitos que ainda permanecem na nossa sociedade" destacou José Rodrigues, defensor público geral do Amapá.

O lançamento incluiu ainda a distribuição de manual de boas práticas e apresentação de um guia didático destinado aos funcionários estaduais, com orientações para criar um ambiente acolhedor e inclusivo.

“Ainda temos muito a avançar dentro da nossa rede, mas temos avançado muito e buscado cada vez mais qualificação para oferecer o melhor atendimento à população LGBTQIA+. Esse é o nosso maior anseio" enfatizou a coordenadora de projetos do Super Fácil, Luciane Gomes.

A conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT) Sâmylla Rocha, participou do evento e reforçou que as discussões devem ocorrer de maneira contínua para que a temática receba a atenção que precisa.

"Essa é uma pauta que devemos levar a todos os lugares porque o assunto deve ser debatido de forma permanente, todos os dias. Temos que levar para a sociedade essas informações para a sociedade de que podemos estar onde nós quisermos” afirmou a conselheira.

Garantia dos direitos

Em menos de um ano e meio de gestão, o Governo do Amapá tem avançado na garantia dos direitos humanos, promoção da equidade e proteção a comunidade LGBTQIA+. Em junho de 2023, o governador Clécio Luís, instituiu a Comissão de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ para assessorar as secretarias e autarquias na condução de políticas públicas à comunidade. 

“A gente está trabalhando as ações, as políticas públicas que já existem, e comemorando e ao mesmo tempo lutando, porque esse mês é justamente o mês que os LGBTs têm como referência de afirmação, e nós tivemos muitos avanços e conquistas nesse período”, destacou, Simone de Jesus, gerente do Centro de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (AMA-LBTI).

Maio de Lutas

Maio é reconhecido como o mês de combate à LGBTQIAfobia, coincidindo com o Dia Internacional de Combate à Lesbofobia, Homofobia, Bifobia e Transfobia, celebrado em 17 de maio. 

A data comemora a decisão histórica da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990, quando retirou a homossexualidade da lista de doenças, marcando um avanço significativo na defesa dos direitos da comunidade.

  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!