Governo do Amapá realiza ‘Dia D’ do Censo Escolar 2024 e inicia coleta de dados educacionais
Evento marca o início do recolhimento de informações fundamentais para o planejamento e melhoria da educação no estado.
A inserção dos dados no sistema do Censo Escolar 2024, marcando o Dia D da coleta de informações educacionais
O Governo do Amapá promoveu a abertura oficial do Censo Escolar 2024, nesta quarta-feira, 29, em Macapá. O evento marca o "Dia D" da coleta de informações sobre a educação básica, que está acontecendo nas escolas públicas e privadas. A ferramenta ajuda na aplicação de políticas mais eficazes e na avaliação do sistema educacional para a melhoria contínua da qualidade do ensino no estado.
Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o censo reúne dados sobre educação infantil, ensino fundamental e médio, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e formação profissional e tecnológica.
A pesquisa é dividida em duas etapas: a primeira é a coleta de dados referentes aos estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais; já a segunda reúne elementos sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos ao final do ano letivo.
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Centro Educacional Profissional de Música Walkíria Lima. Posteriormente, o sistema foi aberto para a inserção dos dados. Durante o evento, a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou a importância da inserção correta dos dados na plataforma do Censo.
“O Dia D do Censo Escolar é essencial para que possamos planejar, acompanhar e avaliar o sistema educacional. É um momento para debater a produção, qualidade e aperfeiçoamento do material, visando o aprimoramento do ensino”, afirmou a secretária.
A programação incluiu apresentações e discursos sobre a necessidade do Censo Escolar. Becivaldo Pimentel de Matos, coordenador de Pesquisas Educacionais, apresentou o tema “Dados para quê?”.“Para aperfeiçoar a qualidade da educação, precisamos de um diagnóstico preciso. Dados exatos e em tempo real nos permite aplicar a medida correta para os problemas identificados, garantindo intervenções mais eficazes e direcionadas”, pontuou Becivaldo.
A proposta é estabelecer um espaço de troca de experiências e de construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pela educação no Amapá.
“O Censo Escolar é um instrumento fundamental para se conhecer a situação educacional em cada unidade federada do país. É uma ferramenta importante também, para questões de ordem financeira, porque é por meio do Censo que se avalia e se pode aprimorar os investimentos em educação”, destacou o promotor de Justiça da Educação, Iaci Pelaes.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Benedita Rocha. Também estiveram presentes secretários municipais de educação e outros representantes de instituições educacionais.Censo Escolar
O Censo Escolar, coordenado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um levantamento nacional de dados estatísticos da educação básica que abrange informações sobre infraestrutura escolar, matrículas, funções docentes, abandono, reprovação e aprovação de alunos.
Esses dados são essenciais para o planejamento e implementação de políticas públicas educacionais, repasse de recursos para as escolas, e a composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), orientando as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!